Brasil, 22 de Setembro de 2024
20 de outubro de 2008

160 empresários brasileiros debatem bioenergia e telecomunicações com colegas portugueses no 13º Meeting Internacional em Lisboa

160 empresários brasileiros debatem bioenergia e telecomunicações com colegas portugueses no 13º Meeting Internacional em Lisboa



160 empresários brasileiros debatem bioenergia e telecomunicações com colegas portugueses no 13º Meeting Internacional em Lisboa

Boa fase da economia brasileira é destacada no evento

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, presidido pelo empresário brasileiro João Doria Jr., promoveu na última semana o 13º Meeting Internacional, realizado no hotel Pestana Palace, em Lisboa/Portugal.



Francisco e Waleska Santos, dirigentes do Grupo Couromoda/Hair Brasil, estavam entre os cerca de 160 CEOs e autoridades políticas do Brasil e de Portugal que se reuniram de 8 a 12 de outubro para participar do evento e do Seminário Internacional que discutiu dois temas: “Telecomunicação - Fator de Desenvolvimento e Integração Social” e “Bioenergia e a redução da Poluição Ambiental”.

“O 13º Meeting Internacional é o maior evento empresarial do LIDE realizado fora do território nacional. Além de comemorar os dois séculos da vinda da corte portuguesa ao nosso País, reunimos os maiores empresários brasileiros e autoridades governamentais para uma troca de experiências, pela primeira vez em solo europeu. Com esta iniciativa pretendemos unir forças propulsoras às relações socioeconômicas, políticas e socioambientais entre os dois países, principalmente, através de melhores sugestões e novas idéias para os rumos do desenvolvimento das telecomunicações e da bioenergia”, explica o presidente do LIDE, João Doria Jr.

Na opinião do embaixador de Portugal no Brasil, Francisco Seixas da Costa, o evento traz novas perspectivas para a economia dos dois países e também para a Europa. “As relações comerciais precisam ser aproximadas para que inovações aconteçam e novas perspectivas se abram. O Meeting tem a capacidade de renovar o conhecimento da realidade portuguesa e européia. Portugal é uma das portas possíveis do Brasil para a Europa, porque onde se fala o português podemos abrir frentes mais fáceis e hoje Portugal atravessa um período de grande dinamismo no plano empresarial, na modernização e nas reformas políticas. Por isso, considero muito importante este diálogo entre as instituições políticas e o empresariado brasileiro e português”, declarou o embaixador.

O Seminário
O Seminário Internacional foi um dos pontos altos do Meeting e reuniu sete senadores e 13 deputados federais do Brasil, os ministros Hélio Costa, das Comunicações, e Edison Lobão, das Minas e Energia, além de representantes da cultura. Pelo lado português participaram o Primeiro Ministro, o Presidente, Ministros e empresários.

O Brasil esteve representado pelos palestrantes Hélio Costa, ministro das Comunicações, que apresentou as importantes realizações de seu ministério no setor de telecomunicações, bem como as inovações previstas para os próximos anos. Já Edison Lobão, ministro das Minas e Energia, mostrou as principais iniciativas do setor bioenergético, seus investimentos e as expectativas para a evolução das pesquisas em desenvolvimento sobre a cana de açúcar para o futuro dos biocombustíveis e do etanol no País.

O presidente executivo da Portugal Telecom, Zeinal Bava; e Basílio Horta, presidente da AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal; apresentaram os cenários dos setores de Telecom e Energia de seu país, bem como as relações e investimentos que mantém no Brasil por meio de empresas portuguesas.

Brasil passa por momento de reconhecimento
Ao encerrar o Seminário, o Primeiro Ministro de Portugal, José Sócrates fez elogios ao Brasil. Segundo ele, o país passa por um momento de reconhecimento global, com uma economia sólida e um crescimento interno que atrai a atenção dos empresários portugueses e europeus.“O prestígio internacional do Brasil é hoje uma evidência e uma realidade. É um país seguro com uma elite empresarial forte”, disse o Primeiro Ministro.

Ao citar o Governo do presidente Lula, enfatizou que é notável a melhoria da imagem do Brasil no cenário mundial nos últimos cinco anos. Sócrates ainda salientou a estreita relação entre Brasil e Portugal e a necessidade de se fazer mais. “Com orgulho fomos um dos primeiros países a apostar no Brasil, principalmente no mercado de telecomunicações. Agora, outro passo marcante é a chegada da Embraer, que aqui vai construir aviões. Isso mostra uma nova fase na esfera econômica dos dois países”, afirmou Sócrates

Crise global não afetou o encontro
O Meeting de Lisboa aconteceu em meio à grande crise global que atinge os Estados Unidos, a Europa e a Ásia. Mas isto não afetou a frequência do evento, programado há mais de um ano. Ao contrário, serviu para aferir com os empresários portugueses e europeus a imagem do Brasil, que é altamente positiva. Todos são unânimes em afirmar que o país sairá deste período difícil com uma posição mais forte no cenário mundial, cada vez mais protagonista em um momento em que os emergentes tomam a frente no novo mundo que se desenha na área econômica.

Para o empresário Francisco Santos, presidente do Grupo Couromoda/Hospitalar, o Seminário do Meeting marcou posição importante em Portugal, integrando empresários dos dois países e abrindo possibilidades para negócios e parcerias. Além de proporcionar uma integração entre os próprios líderes brasileiros, da iniciativa privada, ministros e parlamentares. "O LIDE se firma a cada ano como um importante braço dos agentes econômicos brasileiros e seus membros de empresas e instituições que representam hoje 45% do PIB nacional. Hoje somos mais de 500 presidentes, representando todos os setores da indústria, comércio e serviços do Brasil”, ressalta Santos.

 

Leia também:
• Brasil e Portugal assinam acordo na área de Biocombustíveis




 
Mais notícias sobre Notícias da Feira | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha