Brasil, 22 de Setembro de 2024
13 de janeiro de 2009

36ª COUROMODA marca um dos períodos mais decisivos do setor coureiro-calçadista brasileiro

36ª COUROMODA marca um dos períodos mais decisivos do setor coureiro-calçadista brasileiro



36ª COUROMODA marca um dos períodos mais
decisivos do setor coureiro-calçadista brasileiro


No momento em que a economia global vive dias de intensa turbulência, a indústria brasileira dá, aqui no Anhembi, uma demonstração de vitalidade, fazendo a maior feira já realizada no País.

São mais de 3 mil marcas de calçados, bolsas, artigos esportivos, artefatos de couro e acessórios de moda, apresentadas por 1.200 empresas. Estamos ocupando os 80 mil metros quadrados deste parque de exposições, com 42 mil metros quadrados de estandes. E vamos receber mais de 70 mil visitas profissionais, do Brasil e de mais de 75 países.

Ao longo das últimas 3 décadas, as histórias deste setor e da COUROMODA se complementaram, num crescimento firme e contínuo, levando o País a uma posição inconteste no mercado internacional de produtos de couro.

Maior produtor de calçados do Ocidente, o Brasil é hoje a única opção de fornecedor viável, contínuo e competitivo fora do Sudeste Asiático.

Sem descuidar de nossa presença dominante no mercado doméstico, temos trabalhado duro para manter também posição de destaque na área internacional.

Hoje fornecemos calçados, couros e componentes para mais de 140 países, gerando para o Brasil uma receita em torno de 4,8 bilhões de dólares por ano.

Neste novo momento da economia global, a indústria brasileira enfrenta dois grandes desafios:

• Continuar sendo o fornecedor preferencial do mercado interno, que movimenta mais de 30 bilhões de reais por ano;

• E melhorar sua performance no mercado internacional, disputando uma fatia maior dos 200 bilhões de dólares que o mundo consome em calçados e bolsas todos os anos.

A receita nós conhecemos, pois ao longo destes 35 anos de trabalho, sempre convivemos com desafios e crises. Apesar delas, nosso setor se reinventa a cada momento, com mais tecnologia, mais design e mais ações de marketing, num grande esforço para se manter competitivo.

O crescimento tem sido constante, ano após ano. Temos um parque industrial sólido e bem equipado, amplo fornecimento de matérias-primas e pólos produtivos distribuídos em vários Estados, com mão-de-obra cada vez mais qualificada.

Acima de tudo, temos uma ampla rede de instituições e entidades setoriais, profundamente comprometidas com seus setores, que atuam de forma integrada, tornando eficiente e fluída a cadeia produtiva do couro e calçado.

Seguramente somos um setor que sairá fortalecido desta turbulência.

E a COUROMODA é uma demonstração disto! Nossa feira se consolidou tendo como parceiras todas as entidades setoriais, a maioria delas criadas a partir da nossa primeira edição, no início da década de setenta.

Uma saudação aos presidentes da Ablac, Assintecal, Abicalçados, Centro dos Curtumes, Abiacav, Abrameq, Abraleme, Ibtec, ACI Novo Hamburgo, Sindicouro e Sindifranca.

O setor coureiro-calçadista tem entidades solidárias, que trabalharam em conjunto para a afirmação do Brasil como uma das maiores potencias mundiais nesta área da economia.

Nossa feira tem como foco preferencial o mercado brasileiro, mas sempre acompanhou os movimentos da área internacional.

Por isso, eu gostaria de registrar a presença de grandes lideranças mundiais que nos prestigiam aqui, hoje:

Uma saudação ao meu amigo Peter Mangione, presidente da Associação de Lojistas e Grandes Distribuidores de Calçados dos Estados Unidos, maior destino das nossas exportações. Welcome, Peter!

Cumprimento também a principal liderança do setor de calçados do Japão, Yasuhiro Kubota, que, à frente de uma delegação de empresários, veio de Tóquio buscar parceiros no Brasil, notadamente de produtos de luxo para aquele importante mercado. YÔOKOSÔ BURAGIRONÍ Kubota San!

Nosso agradecimento também a um dos principais líderes do setor de calçados na Itália e na Europa, meu caro amigo Vito Artioli, presidente da Associação Italiana da Indústria de Calçados e do Micam, maior feira calçadista do mundo, realizada em Milão.

Artioli tem sido o defensor de uma maior interação entre a Europa e o Brasil, abrindo as fronteiras para a livre circulação de calçados nos dois sentidos.
Ele esta aqui comandando um grupo de 30 empresários de grifes italianas, em busca de negócios com fabricantes brasileiros. Caro presidente Artioli, benvenuto in Brasile e alla Couromoda!

Registro também a presença de Frank Hartmann, meu colega presidente da GDS/grande feira internacional de calçados da Alemanha. Juntas, Couromoda, Micam e GDS formam o tripé das 3 maiores feiras setoriais do mundo e são parceiras, desenvolvendo um trabalho conjunto pelo setor de couros e calçados. Willkommen Frank!

Ao encerrar, um agradecimento ao Governador Serra, que apóia e acompanha nosso setor, à Governadora Yeda Crusius, do Estado do Rio Grande do Sul, estado maior expositor da Couromoda, e ao Prefeito Kassab, pela presença e apoio à Couromoda e ao Complexo do Anhembi.

Um agradecimento também à Ministra Dilma Rousseff pela sua presença e interesse no setor coureiro-calçadista.

E um agradecimento muito especial ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva!

Tenha a certeza, Senhor Presidente, que este é um setor de resposta rápida, que tem se mantido competitivo e que emprega hoje, do curtume ao varejo, cerca de um milhão de pessoas em todo o país.

Sua presença aqui nos estimula e nos desafia a melhorar ainda mais a nossa produção.
E a ampliar nossas ações de marketing, para consolidar a presença do calçado Made in Brazil em todo o mundo!

Quero aproveitar, logo no início desta cerimônia, para agradecer a posição firme que o senhor teve ao incentivar os brasileiros a não deixarem de comprar seus presentes de Natal. Funcionou muito bem e, para os lojistas brasileiros, este foi o Natal do sapato.

Muito obrigado a todos!

Senhores Lojistas, Importadores e Expositores,

Bem vindos a São Paulo e à Couromoda.

Uma boa feira!

Francisco Santos
Fundador e Presidente da Couromoda



 
Mais notícias sobre Notícias da Feira | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha