Brasil, 22 de Setembro de 2024
04 de abril de 2011

A postura do pé e a coluna vertebral ganham destaque no congresso

A postura do pé e a coluna vertebral ganham destaque no congresso



A postura do pé e a coluna vertebral ganham destaque no congresso


Como a má postura de pé acarreta sobrecarga na coluna e o que fazer para corrigir o problema. Esse foi o tema da palestra "A Postura e o Pé – avaliação clínica", apresentada pela podóloga e fisioterapeuta Rosangela Garoto.

A palestrante explicou que, ao tornar-se bípede, o homem teve muitas vantagens – como ter as mãos livres – mas também alguns problemas. "A nossa coluna e os nossos pés sofrem para sustentar o peso do corpo todo. Por isso, uma boa postura é tão importante", explica Rosangela.

A postura é como um pêndulo invertido e está em constante oscilação. Se essa oscilação ultrapassa os parâmetros normais, é necessária uma estratégia para manter o centro de massa sobre a base de sustentação e prevenir perda maior de equilíbrio. "O corpo vai buscar o equilíbrio de alguma forma e essa compensação pode trazer sérios problemas para a coluna, inclusive com dor", diz a palestrante.

Avaliando questões como captor visual (como a pessoa enxerga), captor oclusal (como são os dentes e a língua) e o captor podal (como a pessoa pisa), o podólogo tem condições de avaliar a causa de um desvio postural. "A pessoa pode ter um desvio na coluna em decorrência de problemas dentais, o que acarreta dores de cabeça e nas costas, por exemplo". Se esse for o caso, o profissional tem condições de encaminhar a pessoa para um dentista.

Se o paciente tiver um problema no captor podal, Rosangela explica que é possível fazer uma correção. "A Podoposturologia atua prevenindo e corrigindo a má postura do pé", explica. A correção é feita com o uso de palmilhas confeccionadas especialmente para o problema apresentado.





 
Mais notícias sobre Notícias da Feira | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha