Brasil, 23 de Setembro de 2024
12 de novembro de 2007

Acutone: técnica com vibração da agulha para cura natural do corpo

Acutone: técnica com vibração da agulha para cura natural do corpo



Acutone: técnica com vibração da
agulha para cura natural do corpo

A história confirma que há aproximadamente 3.000 anos antes de Cristo os chineses já tinham posse da mais complexa e fascinante filosofia da música que hoje se conhece como sistema fechado de misticismo musical.

Pesquisador do método, o professor Henrique Cirilo, especializado em acupuntura pela Universidade de Medicina Chinesa de Shandong, e professor universitário e pós-graduado em Fitoterapia, vem estudando técnicas que não sejam invasivas para estimular os pontos dos canais de energia (meridianos) e agora explica esse milenar método de cura natural do corpo com vibrações de agulhas, conhecido por Acutone.

Seguindo os ensinamentos chineses de que as notas musicais continham essência de poder transcendente e que um trecho de música era considerado como uma fórmula de energia e que cada composição exercia influências místicas particulares sobre o homem, Henrique Cirilo, passou a aplicar técnicas não-invasivas para estimular os pontos dos canais de energia (meridianos), na tentativa de substituir o uso das agulhas da acupuntura por um estímulo que seja tão eficaz quanto e, segundo ele, tem conseguido ótimos resultados.



Professor Cirilo explica que a Acutone substitui as agulhas pelo som e dessa forma consegue a cura natural do corpo. “Pode ser utilizado sozinho ou juntamente com outras terapias orientais tais como acupuntura, moxabustão, trabalhos corporais orientais e Colorpuntura. A metodologia é baseada numa pesquisa escrupulosa sobre os clássicos chineses", explica o pesquisador.

No Brasil, esta técnica tem sido aperfeiçoada com o som no lugar das agulhas de acupuntura. “Os resultados têm sido surpreendentes. Temos utilizados nas sessões diapasões porque produzem os tons mais puros e podem ser facilmente aplicados ao corpo, muito parecidos com os Teishins não penetráveis do Japão”, disse o especialista.

Essa acupuntura de tom, de acordo com o professor Cirilo, é muito mais do que qualquer outro tipo de acupressão/acupuntura. “Por transmitir um tom puro, o som do diapasão viaja mais profundamente através dos tecidos do corpo e muito mais rápido do que a vibração de uma agulha de acupuntura. Além disso, o sistema é fundamentado no antigo princípio de que há freqüências definidas que afetam cada uma das cinco fases, bem como os doze meridianos”.

O sistema Acutone é altamente flexível e disponibiliza um espectro completo de técnicas utilizadas pelos acupunturistas e terapeutas corporais modernos. “Devemos ressaltar que embora o Acutone seja baseado em teoria musical, é uma forma de “terapia de som” e não musicoterapia. Os diapasões são utilizados para ressoar através do meio celular dos tecidos do corpo, e não pelo canal auditivo. A técnica pode ser utilizada mesmo em pacientes surdos. O Acutone é a primeira tentativa de se fazer um uso sistemático da verdadeira escala pentatônica chinesa baseada no antigo Huang Zhong fundamental”, completou o professor.

Qualificação profissional sobre o uso do som

Nos dias 15 e 16 de dezembro, na Escola da Rainha, em São Paulo, o Professor Henrique Cirilo ministrará um curso de qualificação profissional sobre o uso do som puro de diapasões atingindo os meridianos do corpo.

A Acupuntura do tom (técnica do Acutone - tons musicais puros curando o corpo) será demonstrada aos terapeutas interessados no método que aplica o som do diapasão para os tecidos do corpo muito mais rápido do que a vibração de uma agulha de acupuntura.

O curso tem 15 horas de duração traz a contextualização do Acutone e sua diferença entre as diversas escolas, assim como o conceito básico da física e do som aplicado à saúde.

Serviço
Curso Acutone
Dias 15 e 16 de dezembro
Escola da Rainha
Rua Rodésia,213, Vila Madalena, São Paulo
Informações e inscrições. Tel. (11) 3812-0916 ou 3812-1657
ou e-mail: cursos@ibrachi.com.br


 


 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha