Brasil, 21 de Setembro de 2024
26 de janeiro de 2016

As unhas e a nossa saúde: cuidados e tratamentos

As unhas e a nossa saúde: cuidados e tratamentos




As unhas e a nossa saúde: cuidados e tratamentos



Você sabia que muitos problemas de saúde podem ser diagnosticados através da análise de alterações nas suas unhas? Anemia, carência de zinco e proteínas, dermatites, uso crônico de antibióticos, abuso de betacaroteno, micoses, problemas cardíacos, problemas renais, disfunções hormonais, distúrbios pulmonares.

Dra. Anelise Ghideti explica que essas e outras doenças podem ser diagnosticadas com o auxílio da análise das unhas e suas alterações.

"Muito mais que uma simples questão de estética, manter as unhas saudáveis é sinônimo de proteção das pontas dos dedos e ajuda nos movimentos delicados de pega e pinça com as mãos. No caso dos pés, as unhas auxiliam até mesmo no equilíbrio da caminhada. Muitas lendas e crendices em relação às unhas sobrevivem até hoje no imaginário popular e, por falta de informação e avaliação especializada, todo problema nas unhas é erroneamente "diagnosticado" como micose ou unha encravada. Na realidade existem inúmeras outras doenças das unhas, como psoríase e as verrugas virais. Além disso, unhas fracas e quebradiças pode ser um sinal de alerta do organismo para a falta de vitaminas e nutrientes".

Você sabia que unhas postiças pode ser o ambiente perfeito para a proliferação de microorganismos? Ou que retirar a cutícula não significa que ela crescerá mais posteriormente? E que esmaltes de cor escura não têm nada a ver com o fortalecimento das unhas? Sabe qual a idade em que se deva permitir que as crianças pintem as unhas e os riscos que essa inocente brincadeira podem apresentar? Essas e outras inúmeras questões relacionadas às unhas são ainda cercadas de dúvidas e uma simples consulta ao dermatologista pode resolvê-las.

A médica ressalta ainda que "eficazes" tratamentos caseiros para problemas nas unhas; na verdade, é que a maioria deles não funciona. "Ao se automedicar, no caso de problemas nas unhas, além dos riscos à saúde, em geral, a pessoa utiliza medicamentos e até mesmo produtos de limpeza, que em nada resolvem o problema e podem, inclusive, piorá-lo. O correto é procurar um médico para o diagnostico e tratamento adquado".

Dra. Anelise Ghideti (CRM 109.432), da AE Skin Center, é dermatologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Médica colaboradora no Ambulatório de Doenças das Unhas no Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.








 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha