Brasil, 21 de Setembro de 2024
02 de março de 2015

As unhas podem dizer muito sobre sua saúde

As unhas podem dizer muito sobre sua saúde





As unhas podem dizer muito sobre sua saúde

Anemia, carência de zinco e proteínas, dermatites, uso crônico de antibióticos, abuso de betacaroteno, micoses, problemas cardíacos, problemas renais, disfunções hormonais, distúrbios pulmonares. Essas e outras doenças podem ser diagnosticadas com o auxílio da análise das unhas e suas alterações.

Muito mais que uma simples questão de estética, manter as unhas saudáveis é sinônimo de proteção das pontas dos dedos e ajuda nos movimentos delicados de pega e pinça com as mãos. No caso dos pés, as unhas auxiliam até mesmo no equilíbrio da caminhada.

Muitas lendas e crendices em relação às unhas sobrevivem até hoje no imaginário popular, por falta de informação e avaliação especializada, todo problema nas unhas é erroneamente “diagnosticado” como micose ou unha encravada. Na realidade existem inúmeras outras doenças das unhas, como psoríase e as verrugas virais. Além disso, unhas fracas e quebradiças pode ser um sinal de alerta do organismo para a falta de vitaminas e nutrientes.

Você sabia que unhas postiças pode ser o ambiente perfeito para a proliferação de microrganismos? Ou que retirar a cutícula não significa que ela crescerá mais posteriormente? E que esmaltes de cor escura não têm nada a ver com o fortalecimento das unhas? Sabe a idade em que se devem permitir as crianças de pintarem as unhas e os riscos que essa inocente brincadeira podem apresentar?

Essas e outras inúmeras questões relacionadas às unhas são ainda cercadas de dúvidas e uma simples consulta ao dermatologista pode resolvê-las. Com certeza você já ouviu falar de “eficazes” tratamentos caseiros para problemas nas unhas; a verdade é que a maioria eles não funciona. Lembre-se: ao se automedicar, no caso de problemas nas unhas, além dos riscos à saúde, em geral, a pessoa utiliza medicamentos e até mesmo produtos de limpeza, que em nada resolvem o problema e podem, inclusive, piorá-lo.

Em entrevista ao portal da Hair Barsil, a Dra. Anelise Ghideti, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, dá mais algumas explicações e dicas sobre os cuidados com as unhas.

1. Quais os problemas de saúde que podem ser diagnosticados através da análise de alterações nas unhas?

R: Micose, doenças de pele, problemas na tireoide, falta de ferro, problemas cardíacos, renais, pulmonares e hepáticos.

2. Como a manicure pode auxiliar ou identificar casos de doenças através das unhas?

R: Observando as alterações das unhas como coloração, descolamento, textura, descamação e se elas estão fracas e quebradiças.

3. O que a manicure deve dizer ao seu cliente quando identifica um problema?

R: Deve orientar a cliente a procurar um especialista.

4. Quais os principais cuidados que se deve tomar com as unhas?

R: Deve mantê-las sempre aparadas e limpas, elas devem ser cortadas retas na frente e ligeiramente arredondadas nas laterais para impedir que encravem, não use sapatos apertados, evite retirar a cutícula e não utilize unhas postiças por um tempo prolongado.

5. O que fazer para mantê-las saudáveis e fortes?

R: Além dos cuidados citados na pergunta anterior, deve-se evitar o excesso de idas a manicure e a troca constante de esmaltes, ter uma alimentação balanceada e rica em biotina que vai ajudar a fortalecer as unhas.

6. Por que as unhas postiças podem ser o ambiente perfeito para a proliferação de microrganismos?

R: Ao colar a unha postiça sempre sobra um espaço úmido e abafado que é o ambiente ideal para que fungos e bactérias se desenvolverem.

7. Qual a idade em que se devem permitir as crianças de pintarem as unhas? Quais os cuidados que o profissional deve ter?

R: Antes dos sete anos as crianças tem que usar esmalte próprio para a idade delas e os profissionais não devem tirar a cutícula, não lixar em excesso e não pode ter frequência no tratamento das unhas das crianças.

A Dra. Anelise Ghideti  (CRM 109.432), da AE Skin Center, é dermatologista formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Médica colaboradora no Ambulatório de Doenças das Unhas no Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.



 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha