Brasil, 24 de Setembro de 2024
06 de setembro de 2010

Brasil se destaca no mercado global de cosméticos orgânicos

Brasil se destaca no mercado global de cosméticos orgânicos



Brasil se destaca no mercado global de cosméticos orgânicos

As vendas globais de cosméticos orgânicos e naturais atingiram em 2007, segundo o Organic Monitor, volume na ordem de US$7 bilhões. O mercado brasileiro de cosméticos orgânicos tem acompanhado o crescimento mundial do setor, fortalecido pela procura de ingredientes sustentáveis.

Segundo levantamento da Euromonitor International em 2008, o Brasil ocupou o terceiro lugar no ranking do mercado mundial de cosméticos, mas está em primeiro entre os países exportadores de matéria-prima. Ainda segundo a instituição, o Brasil deve crescer 7,4% no segmento de cosméticos orgânicos e naturais até 2012. Esse crescimento está relacionado à demanda dos consumidores por produtos menos prejudiciais aos consumidores e menos impactantes ao meio ambiente.

No Brasil, as empresas de cosméticos associadas ao Projeto Organics Brasil têm conseguido excelentes resultados nas feiras internacionais, tanto para fornecedoras de insumos como o produto final. As empresas Ikove, Surya, Arte dos Aromas e Reserva Folio têm produtos destinados ao consumidor final, utilizando ingredientes amazônicos. Tanto a qualidade, como a geração de desenvolvimento sustentável são altamente valorizados pela indústria de cosméticos. As empresas brasileiras Beraca e MN Própolis, que atendem a demanda de insumos do setor, ampliam suas atuações na Europa, Estados Unidos e Japão.

A utilização de frutas exóticas e sementes da Amazônia, como: acerola, açaí, cupuaçu, camu-camu e extratos de andiroba e buriti são os grandes apelos desse mercado, por isso o Brasil se mantém como principal fornecedor de matéria-prima. "O orgânico não representa mais a simples idéia e a concepção de comprar um alimento sem agrotóxico, mas tem estendido os conceitos e atributos para outros segmentos como: produtos de uso pessoal, de limpeza, produtos têxteis e cosméticos. As empresas de cosméticos foram rápidas e sensíveis às demandas do consumidor e incluíram insumos orgânicos ou criaram linhas exclusivas de orgânicos em seu mix de produtos", comenta Ming Liu, coordenador executivo do Projeto Organics Brasil.

Entre as 74 empresas que participam do Projeto Organics Brasil, as seis do segmento de cosméticos, mantêm exportações para Estados Unidos, Europa, Japão e Oriente Médio. Surya e Florestas podem ser encontradas em grandes redes americanas como a Whole Foods e Body Shop, européias como a lojas da rede Casino e Carrefour e até japonesas como a Takashimaya, que hoje fazem o grande papel de divulgadoras e distribuidores de produtos que o Brasil tem por natureza. A Arte dos Aromas e a Reserva Fólio têm excelente performance em spas do leste europeu.

 
 
 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha