Brasil, 24 de Setembro de 2024
16 de maio de 2011

CABELEIREIROS CONTRA AIDS

CABELEIREIROS CONTRA AIDS



CABELEIREIROS CONTRA AIDS
Campanha mundial comemora 10 anos com evento em São Paulo






Nos 10 anos da Campanha Cabeleireiros Contra Aids, a L'Oréal Professionnel e a UNESCO têm muito o que comemorar. E, durante o mês de maio, nos 30 países onde a campanha está presente, já estão sendo realizados eventos festivos no intuito de reforçar a importância dessa ação mundial, que conscientiza a sociedade sobre a prevenção da AIDS e tendo como porta-voz o cabeleireiro.

No Brasil, os eventos já começaram pelo Rio de Janeiro, e amanhã (dia 17) chega a São Paulo. A comemoração terá como tema a juventude – foco da UNESCO para 2011 - e, por esse motivo, contará com um treinamento para jovens cabeleireiros na parte da manhã, na Academia L'Oréal.

O Representante da UNESCO no Brasil, Vincent Defourny, destacou a importância do programa e o papel da educação como principal instrumento de mobilização na prevenção do vírus da Aids. "O acesso a informações de qualidade e cientificamente comprovadas favorece a redução da discriminação contra pessoas que vivem com HIV e aids, dentro das escolas e em espaços de grande convívio social como é o caso de salões de beleza", afirmou Defourny.

Já Christian Munchenbach, Diretor da Divisão de Produtos Profissionais da L'Oreál Brasil, acredita na campanha porque, segundo ele, "O profissional é na maioria das vezes o grande confidente dos seus clientes e, por isso, torna-se um grande formador de opinião, propagador de Cabeleireiros Contra Aids", afirmou Munchenbach que vai participar da mesa redonda sobre o tema "Estigma e Discriminação" com a presença de representantes da L´Oréal, UNESCO, Ministério da Saúde, Sociedade Viva Cazuza, Organização Bandeirantes, cabeleireiros e celebridades.

Presente em 30 países

A Divisão de Produtos Profissionais da L'Oréal e a UNESCO reforçam o compromisso social, com o apoio de uma sólida rede de educadores e salões engajados ao redor do mundo. E Tops cabeleireiros como Helio Diff (BSB), Wanderley Estrella (BSB), Matheus Vieira (SP), Silene Olmo (SP), Cesar Augusto (POA), John Miyata (SP), Charles Veiyga (SP) e João da Matta (SP), Jô Nascimento (SP), Ricardo Chamorro (SP), Viktor I (SP) e Fabio Chaves (SP) participam do evento na capital paulista.

Vale lembrar que o programa de Educação Preventiva Contra a AIDS começou em 2001 na África do Sul, mas foi lançado mundialmente, em 2005, com a assinatura, em Paris, de um acordo entre a presidência da L'Oréal Divisão de Produtos Profissionais e a UNESCO. O Brasil foi um dos primeiros países a aderir à campanha, em 2006, tendo o apoio do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de DST/Aids e Hepatites Virais. O país foi escolhido pelo reconhecimento mundial que tem como uma das nações que desenvolve os melhores programas de tratamento e prevenção contra a aids. Atualmente, 30 países participam desta campanha e mais de 300 academias L´Oréal estão envolvidas ativamente na mesma.

No Brasil, 630 mil pessoas são portadoras do vírus HIV e estima-se que 200 mil não sabem que têm a doença. O programa de Educação Preventiva Cabeleireiros contra aids já chegou a quase 1 milhão de pessoas por meio de cursos, treinamentos, participação em feiras e ações diversas. No site www.cabeleireiroscontraaids.com.br, o profissional de beleza, seja dono do salão ou cabeleireiro, recebe gratuitamente materiais de divulgação: banners para decorar o salão, brochuras informativas para seus clientes, broches e ímãs com perguntas e respostas sobre a doença.

Calendário Brasil


Uma das grandes iniciativas do projeto é o Calendário Cabeleireiros Contra Aids. A ideia nasceu no Brasil em 2009 e em 2011 ganhou o mundo. O projeto conta com 12 fotos assinadas por fotógrafos de moda de celebridades brasileiras, com looks feitos por distintos cabeleireiros. Cada mês é ilustrado por uma artista diferente e por uma mensagem de prevenção ao HIV/aids. Com o slogan "Quem cuida da beleza, cuida da saúde", os famosos vestem a camisa da campanha, criada especialmente pelo estilista Carlos Tufvesson. Toda a venda do calendário, que custa R$10/unidade, é revertida para a Sociedade Viva Cazuza (www.sociedadevivacazuza.org.br).
 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha