Brasil, 22 de Setembro de 2024
31 de março de 2008

Cabeleireiros Contra Aids:Mesa-redonda incentiva o sexo seguro e mobiliza o setor da beleza para difusão de informações e prevenção

Cabeleireiros Contra Aids:Mesa-redonda incentiva o sexo seguro e mobiliza o setor da beleza para difusão de informações e prevenção



Cabeleireiros Contra Aids: Mesa-redonda
incentiva o sexo seguro e mobiliza o setor da beleza para difusão de informações e prevenção



O terceiro dia da Hair Brasil (hoje, dia 31) abriu com a mesa-redonda de debates sobre a prevenção da AIDS no setor da beleza. Estiveram presentes no palco do Megashow da Hair Brasil personalidades importantes da moda, beleza, da Unesco, Ministério da Saúde e da Rede de Pessoas Vivendo com HIV/Aids.

Lucinha Araújo, presidente da Sociedade Viva Cazuza; os stylists Celso Kamura (Salão C. Kamura) e Yuha Antero (Salão MG Hair Design); Priscila Monteiro, gerente de comunicação da L´Oréal Divisão Professional; o estilista Carlos Tufvesson criador da campanha “A Moda na Luta contra HIV”, e o médico psiquiatra Jairo Bouer participaram da ação promovida pela L´Oréal Professionnel durante a Hair Brasil 2008.

Jairo Bouer foi o mediador do debate que reuniu personalidades importantes para esta iniciativa que tem como principal objetivo despertar o espírito de solidariedade nos profissionais da beleza que estão diariamente em contato com pessoas de diferentes faixas etárias e sexo, e transforma-los em agentes multiplicadores de informações de prevenção a AIDS nos salões de beleza.

Rebeca Gomes, representante da Unesco (Ponto Focal HIV/Aids), ressaltou que a campanha Cabeleireiros Contra Aids iniciou em 2006 em três países e foi no Brasil que ganhou mais repercussão e atenção porque no pais existe distribuição gratuita de informações e medicamentos.

“Nosso objetivo aqui na Hair Brasil é aumentar a mobilização de prevenção a AIDS com o apoio dos profissionais cabeleireiros, maquiadores e manicures, e torna-los agentes multiplicadores de informações sobre prevenção à doença para que diminua a discriminação e aumente a preocupação em se proteger”.

Lucinha Araújo reafirmou a obrigação dela de lutar contra AIDS. “Depois que descobri a AIDS e o meu filho Cazuza morreu com essa doença tomei a iniciativa de trabalhar dando assistência às crianças e adultos com AIDS. “Hoje a Sociedade Viva Cazuza tem 18 anos e mantemos os trabalhos de assistência, prevenção e educação de pessoas vivendo com a doença. Parabéns aos organizadores da Hair Brasil e a L´Oréal Professionnel pela iniciativa.

Carlos Tufvesson, estilista criador da campanha “A Moda na Luta contra HIV” acredita que quanto maior a informação sobre prevenção da AIDS e DSTs mesmo pessoas serão vítimas da doença. “Entrei na causa e comprei briga com esse problema mundial porque perdi muitos amigos da moda por causa dessa doença. Portanto, como a AIDS não tem “cara” a melhor forma de prevení-la é o uso do preservativo e essa ação não deve ter intervenção religiosa. Todos devem usar a “camisinha” como forma de prevenção. Isso é uma questão comportamental e que não deve ser questionada”.

Da Rede de Pessoas Vivendo com HIV/Aids veio Solange Moraes que parabenizou a ação e assumiu ser portadora do vírus HIV. “Aids ainda é uma doença que muitas pessoas não entendem, apenas conhecem. No Brasil 100 pessoas são contaminadas ao dia e eu fui uma vítima. Meu namorado que não era gay me contagiou e mudou a minha vida. Mas hoje vivo muito bem e estou aqui para somar a esta ação que já está mobilizando o setor da beleza com informações sobre prevenção e combate à discriminação”.

Priscila Monteiro, gerente de comunicação da L´Oréal Divisão Professional reafirmou que a campanha “Cabeleireiros Contra Aids” é um ação internacional que já conquistou a adesão dos principais profissionais de beleza no Brasil e o sucesso foi tão grande que ganhou um website próprio que já conta com 16.000 inscritos.

“Através do site www.cabeleireiroscontraaids.com.br, o profissional de beleza, seja dono do salão ou cabeleireiro, recebe gratuitamente materiais de divulgação do trabalho, como banners para decorar o salão, brochuras informativas para suas clientes, broches e ímãs com perguntas e respostas sobre a doença”, reformou Monteiro.

CABELEIREIROS CONTRA AIDS é uma iniciativa mundial da L’Oréal em parceria com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). No Brasil, o trabalho conta com apoio do Ministério da Saúde. A idéia surgiu em 2002, na África do Sul, e tornou-se mundial em 2005, com a assinatura, em Paris, de um acordo entre o vice presidente da L’Oréal Divisão de Produtos Profissionais, Jean-Jacques Lebel, e a diretora da UNESCO, Françoise Rivière.



 
Mais notícias sobre Notícias da Feira | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha