Brasil, 23 de Setembro de 2024
19 de novembro de 2007

Cabelos Afros: produções para deixar as madeixas sempre na moda

Cabelos Afros: produções para deixar as madeixas sempre na moda



Cabelos Afros: produções para
deixar as madeixas sempre na moda

Quando se fala em cabelos afro-étnico ou crespo, a primeira imagem que vem à mente é de uma cabeleira volumosa pronta para uma transformação radical: o alisamento. Mas, nem sempre essa é a solução correta. Homens e mulheres estão aproveitando justamente essa diferença para inovar e criar produções diferenciadas.



O portal Hair Brasil ouviu profissionais especializados em executar tratamentos em cabelo afro e a seguir apresenta soluções que deixarão homens e mulheres satisfeitos com os crespos.

Mas, vale citar que os cabeleireiros alertam que antes de qualquer tratamento ou simplesmente um corte, penteado ou transformação, é necessário uma avaliação dos fios para saber a real condição dos cabelos.
Nos centros metropolitanos em todo o mundo não é dificil perceber que os dreadlooks, apesar de serem antigos, têm-se mantidos como um diferencial que inova a produção mantendo a cultura viva dos crespos diante de tantos lançamentos voltados para fios lisos.

Estilo de vida


Ao contrário do que se pensa, os dreadlooks não nasceram com o movimento rastafari e nem com cantor jamaicano, Bob Marley. O uso de dreads é tão antigo que se torna impossível datar corretamente quando começaram a ser utilizados, mas o que se sabe é que povos que habitavam a região da Índia foram provavelmente os primeiros a se utilizar dos looks, principalmente por uma questão de praticidade: os cabelos tornavam-se longos e era extremamente difícil cortá-los, então, deixavam que se enrolassem e com o óleo natural do couro cabeludo torciam os cabelos para que conservassem uma forma cilíndrica que diminuia o volume e tamanho do cabelo original.



Porém, os dreadlooks se tornaram famosos e até hoje mantêm a cultura viva em todo o mundo. Negros, brancos, amarelos, enfim, esse visual é a forma que muitos procuram para se mantêr diferentes ou fashions na sociedade.

Em São Paulo, os irmãos dredmakes Marcos e Kleber, do salão Maby Cabeleireiros, em São Paulo, explicam que o estilo tem sido procurado por pessoas com cabelos crespos e lisos. “Trabalhamos com dreds há mais de 10 anos e até desenvolvemos agulhas para melhor aplicação da técnica em qualquer textura capilar”, explicou Marcos.

Para manter a saúde e a beleza dos fios

Em Belo Horizonte/MG, a referência em cuidados para cabelos étnicos é o Instituto Betina Borges que inova cada vez mais com tratamentos para manter a saúde e a beleza dos fios.



A hairstylist Betina Borges informa que mantém um centro de formação e atendimento especializado para manter excelência nos cuidados dos “afros”. “Oferecemos tratamentos que envolvem química - a alquimia da transformação -, como alisamentos, colorações, alongamentos e penteados afros em geral”, disse Betina.

Segundo a cabeleireira, as químicas aplicadas nos cabelos dos clientes fazem parte da beleza negra e, para cada situação, é feito um estudo aprofundado dos fios no intuito de saber o procedimento a ser tomado para manter os cabelos sempre sadios e bonitos.

“Realizamos aplicações de técnicas de beleza no cabelo e no corpo como: penteados, tranças e alongamentos, maquiagens e toda a parte de estética com massagens, limpeza de pele, entre outros procedimentos”, completou a cabeleireira.

Serviço
Instituto Betina Borges
Rua Itajubá, 462, Floresta, Belo Horizonte/MG
Informações. Tels. (31) 3421-0162 ou 3421-2614
Site: www.institutobetinaborges.com.br


Por Mariano Rocha

 


 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha