Brasil, 22 de Setembro de 2024
18 de junho de 2007

Check-list de inverno para proteção da pele

Check-list de inverno para proteção da pele



Check-list de inverno para proteção da pele

Com a chegada do frio, a pele e os cabelos são os primeiros pontos de contato com as baixas temperaturas. Banhos quentes, tendência a alergias e descamação são apenas alguns dos problemas que podem ocorrer no inverno.

Para passar por esta estação e ir direto à primavera com a pele e os cabelos revigorados e tratados, o dermatologista, Dr. Marcelo Bellini, especializado em medicina estética e professor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, sugere um check-list para manter a aparência sempre saudável.

Cabelos: ficam mais expostos à baixa umidade, vento, chuveiro quente e secadores há um ressecamento dos fios, com o surgimento de pontas duplas e aspecto desvitalizado perda de brilho. Neste caso, a atenção deve ser redobrada, com a utilização de shampoos mais hidratantes que contenham manteigas como: karité e illipê ou hidratantes como alantoína e proteínas da seda. Depois, há necessidade da utilização de condicionadores leave-in ou leave-on à base de blend de silicones que formam uma película ou filme sobre os fios, protegendo-os e propiciando fechamento das cutículas, devolvendo o brilho e maciez . Ainda pode ser acrescentado manteiga de manga, óleos de maracujá, cereja ou ceramidas para evitar aparecimento de descamações, e irritações no couro cabeludo.

Pele do rosto: o cuidado deve ser redobrado; hidratar é o principal lema. Procure utilizar formulações que contenham GPS de alto poder de hidratação, extraído de planta CACTÁCEA que vive em condições de baixa umidade e retém muita água. Exemplos: Aquaporine Active: super-hidratante que favorece um aumento dos canais de hidratação da própria pele; Silicone DC 9701 que forma uma película impedindo a perda e uniformizando a pele (diminui imperfeições); Vitamina C com alto poder de hidratação e pode ser na forma de nanosferas ou lipossomas, isto é, encapsuladas para ter maior poder de penetração; Ácido Hialurônico que tem alto poder de atrair partículas de água para a pele e deixa o tecido mais viçoso e potente contra os efeitos do envelhecimento; Vitamina E que além de hidratar é um potente antioxidante, isto é, entre outros.

Área dos Olhos: É muito comum apresentar maior sensibilidade, ressecamento e descamações nessa época do ano. Portanto redobre a atenção com fórmulas à base de: Eye Contour Complex que contém ácido hialurônico; Vitamina C; Silício Orgânico que melhora a circulação, antiradicais livres, clareador, e Hidratante. O cuidado com a higienização dos olhos pode ser feito com creme ou loções de limpeza.

Mãos e pés: As mãos ficam mais expostas ao vento, água fria ou quente e como a sua capacidade de produzir oleosidade natural é menor, pois possui menor quantidade de glândulas sebáceas, a atenção deve ser maior para evitar ressecamentos e até mesmo fissuras.
Proteja as mãos com luvas ao mexer com produtos de limpeza ou substâncias irritantes. Procure durante o dia utilizar fórmulas que contenham silicone e óleos (macadâmia, uva e rosa mosqueta) que formam uma película sobre a mão, independentemente da quantidade da perda de água. À noite procure fórmulas que contenham Uréia, Ácido lático e lactato de amônio que tem alto poder de hidratação. Proteja-as com filtro solar, ao dirigir principalmente.

Com relação aos pés que nessa época ficam “presos” dentro dos calçados, procure realizar esfoliação semanal, não utiliza lixas ou pedras. Hidrate toda noite com uréia, ácido lático e também ácido salicílico, que tem o poder de afinar a pele, reduzindo calosidades, espessamentos e impedindo a formação das temidas rachaduras.

Lábios: Área do rosto que não tem chance de ser protegida em nenhum momento, em função da constante exposição, é a primeira a sofrer, podendo apresentar rachaduras, descamações ou irritações. Então, utilize batons com hidratantes com vitaminas C e E. Procure aplicar mais vezes o gloss que ajuda a formar película impedindo a perda de água. Use protetor labial para reduzir a agressão do sol.

Corpo: Aquele banho quente e demorado tem conseqüências desastrosas na pele. Portanto, tente esfriar a água do chuveiro e realize esfoliação uma vez por semana e logo após o banho utilize óleos corporais de banho, e na seqüência fórmulas ricas em uréia, óleo de macadâmia, óleo de calêndula, lactato de amônio e camomila entre outros. Opte por sabonetes hidratantes e
procure não esfregá-lo, nos casos de pele muito ressecada, na superfície dos braços e pernas. Os sabonetes devem conter em sua formulação: extratos e óleos naturais, aveia, camomila e extratos de flores.

Dr. Marcelo Bellini é o dermatologista especializado em medicina estética e professor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

 



 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha