Brasil, 21 de Setembro de 2024
06 de junho de 2005

Cirurgia das pálpebras alivia a aparência de cansaço

Cirurgia das pálpebras alivia a aparência de cansaço



Cirurgia das pálpebras alivia a aparência de cansaço


Dr. Charles Yamaguchi

Pálpebras flácidas e caídas, excesso de pele ou bolsas de gorduras nas regiões inferiores ou superiores das mesmas dão um aspecto cansado ao rosto. Nesse momento é indicada a cirurgia das pálpebras, que alivia a aparência de cansaço.

Não há idade certa para se submeter a essa cirurgia, conhecida também por blefaroplastia. Contudo, é importante salientar que talvez a aparência de fadiga é resultante de um conjunto de fatores e não apenas as pálpebras caídas. Assim sendo, a cirurgia de pálpebras talvez não resolva o problema, sendo indicado um tratamento clínico contra rugas e olheiras, bem como peelings para rejuvenescer a pele.

A partir dos 25 anos de idade é indicado iniciar um tratamento preventivo contra o envelhecimento precoce das pálpebras. Já existem cremes específicos para essa pele mais delicada. Além disso, é bom tomar outros cuidados que servem para todo o corpo, como utilizar filtros solares sempre.

 A região das pálpebras, por volta dos 30 anos, começa a apresentar os primeiros sinais de envelhecimento, com o aparecimento dos primeiros “pés-de-galinha”. A partir de então, ao seu redor, acentuam-se as bolsas gordurosas, precursoras da indesejável flacidez de pele que ocorre a partir dos 40 anos.

A blefaroplastia é uma cirurgia simples, mas que exige cuidados pós-operatórios. Durante o procedimento, o paciente geralmente recebe anestesia local e pode deixar a clínica após 12 horas. É normal haver inchaço, cuja duração varia de acordo com cada organismo. Os resultados definitivos podem ser sentidos seis meses depois.

A técnica utilizada é a cirurgia a Laser, que tem a vantagem de cortar e coagular ao mesmo tempo os vasos sanguíneos (evitam hematomas), os vasos linfáticos (diminuem o inchaço) e os cotos nervosos (diminuem a dor), acelerando a recuperação em até 30% quando comparado à técnica tradicional (bisturi). Outra vantagem da técnica a Laser é que há a possibilidade de realizar a cirurgia transconjutival na pálpebra inferior, retirando as bolsas gordurosas sem realizar incisões na pele, e portanto, sem cicatrizes aparentes.

 Mas vale ressaltar que esta e outras cirurgias só devem ser feitas com plena certeza sobre aquilo que se quer. Por isso antes de se submeter a um tratamento, converse com o médico, questione sobre os resultados possíveis, pergunte-se se realmente há a necessidade de se submeter a uma cirurgia plástica.

* Dr. Charles Yamaguchi, especialista em cirurgia plástica.

 

 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha