Brasil, 22 de Setembro de 2024
23 de janeiro de 2007

Como proteger a pele dos efeitos do sol

Como proteger a pele dos efeitos do sol



Como proteger a pele dos efeitos do sol
*Dr. Guilherme de Almeida

A pele é o maior órgão do corpo humano, conferindo a ela o papel de equilíbrio e proteção. Interface do corpo com o meio ambiente ela regula as trocas de temperaturas funcionando como termômetro. Como mecanismo de defesa nos protege das mais diversas formas de agressão, entre elas os raios solares.

A superexposição aos raios UV solares é considerada hoje a principal causa do câncer de pele, que segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) mata mais de 60.000 pessoas por ano.

Portanto, conciliar o sol com a realização de práticas esportivas ao ar livre requer a adoção de algumas medidas preventivas, muitas vezes simples, como: a utilização de roupas adequadas (que permitam ao mesmo tempo a transpiração e o bloqueio dos raios UV), óculos e chapéu (protegendo inclusive as córneas) e o uso do filtro solar nas áreas expostas.

A exposição solar esporádica, como a de quem caminha ou costuma correr, pode estar relacionada com o aumento nos índices de câncer de pele. Por isso, a aplicação de filtros solares, de preferência bloqueadores, com fator de proteção superior a 15 é fundamental. Deve-se aplicar uma camada visível e uniforme cerca de 30 minutos antes da atividade física e reaplicá-la a cada 2 horas.

* Dr. Guilherme de Almeida é dermatologista do Hospital Sírio Libanês, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e coordenador do Departamento de Imagem Dermatológica da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha