Brasil, 22 de Setembro de 2024
16 de novembro de 2005

Como tratar a calvície: o maior problema estético masculino, que afeta cerca de 30% da população

Como tratar a calvície: o maior problema estético masculino, que afeta cerca de 30% da população



Como tratar a calvície: o maior problema estético masculino, que afeta cerca de 30% da população

* Dr.Lecy Marcondes Cabral

A calvície masculina pode-se apresentar logo após a puberdade, mais é geralmente mais evidente após os 25-30 anos. Hoje, como os homens estão lidando melhor com sua vaidade, eles têm procurado um tratamento preventivo para este problema, tentando evitar a calvície.

A quase totalidade dos casos de calvície masculina é de origem genética ou hormonal: a chamada alopécia androgênica masculina ou simplesmente calvície. Outro problema relacionado à queda de cabelos é a alopécia areata ou pelada: áreas ovaladas sem cabelo que podem surgir em qualquer local do cabelo, barba, sobrancelhas ou até em outras partes com pêlos do corpo. É em geral, desencadeada pelo stress.

Na fase de queda acentuada, um correto tratamento à base de medicamentos associado à análise do fio de cabelo e terapia capilar resulta em menos perda de cabelo e recuperação dos fios ainda viáveis. Uma dica de tratamento é o laser bio-stimulante, que auxilia na regeneração capilar e pode ser aplicado uma vez por semana. Quando a calvície já se instalou definitivamente, o melhor tratamento é o implante capilar, que possibilita o crescimento normal e definitivo dos cabelos. O implante capilar vem sendo constantemente aperfeiçoado e consiste na retirada de uma faixa de cabelo da parte de trás da cabeça, que são separados fio a fio e implantados na área calva. A técnica permite implantar cerca de 3.500 fios lado a lado, com maior densidade por cm².

Fatores que influenciam a calvície

Sem dúvida o stress piora qualquer coisa, inclusive a queda de cabelo. Logo, uma vida com lazer e esporte bem dosados é sem dúvida benéfica, não só para os cabelos. A dieta também é um fator fundamental: vitaminas do complexo B, zinco, cobre e também o ferro são muito importantes. O cabelo é basicamente queratina, que é uma proteína. Portanto, dietas pobres em proteínas ou de baixo valor biológico afetam a vitalidade dos cabelos” alerta o cirurgião plástico.

Quanto ao Implante capilar

Os cabelos do implante são provenientes da região posterior da cabeça, uma área onde as raízes capilares não sofrem a ação hormonal, assim 'duram' por toda a vida. Os cabelos que forem 'implantados' não sofrerão também a ação hormonal, portanto não tenderão a calvície. Eles crescem naturalmente, podendo ser cortados, tingidos, alisados ou penteados em qualquer estilo.

O implante acaba com a calvície?
Não. O implante de cabelo não impede a progressão da calvície do cabelo original, aquele que havia no local antes do implante. No caso de uma calvície inicial ou moderada, a associação de um tratamento clínico pode ser recomendável. Devido ao fato de jamais terem sofrido qualquer ação hormonal em suas raízes, os cabelos implantados tendem a crescer mais fortes, em comparação aos cabelos em processo de calvície, que em geral são mais finos. No entanto, seu aspecto e textura naturais são preservados.

Em quanto tempo os cabelos implantados começam a nascer?
Os cabelos começam a nascer após um período de 3-4 meses, a uma velocidade média de 1 cm/mês. Após 6-9 meses, o paciente já estará penteando os novos cabelos normalmente e percebendo um maior volume. Mas, dependendo do grau de calvície, uma segunda sessão na área, anteriormente calva, pode ser recomendável.

Como são as cicatrizes da cirurgia?
A incisão realizada na área doadora para a retirada dos folículos capilares deixa uma fina linha que tende a ficar pouco perceptível com o passar do tempo. Como os cabelos são retirados de uma área com grande densidade capilar, dificilmente alguém perceberá qualquer alteração.

A cirurgia traz algum tipo de desconforto para o paciente?
Uma cirurgia de implante de cabelo promove um desconforto mínimo. O procedimento é realizado com anestesia local e um relaxante é dado antes ao paciente. Após o implante, o uso de um analgésico minimiza o incômodo do contato da área com o travesseiro.

Como é a convalescença?
No dia seguinte à cirurgia, o paciente já pode caminhar ou dirigir. No segundo dia, pode retornar ao trabalho. No terceiro dia, já poderá lavar os cabelos em casa com seu xampu. Após cinco dias, estará liberado para praticar esportes leves, como caminhadas ou bicicleta ergométrica. Natação, musculação, academia ou esportes competitivos, só após a retirada dos pontos.

 * Dr.Lecy Marcondes Cabral é cirurgião plástico

Serviço:
Clínica Integrada de Cirurgia Plástica São Paulo
Endereço: Rua Dr. Sodré, 122. Conjunto 75.
Vila Nova Conceição – São Paulo.
Atendimento: De segunda a sexta.
Horário: 08h30min às 18h30min horas.
Tel: (11) 3845 0802.
Site: www.plastica.com.br
 

 

 

 

 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha