Brasil, 20 de Setembro de 2024
29 de março de 2015

Congresso de Podologia ressalta a importância da avaliação com o uso de equipamentos

Congresso de Podologia ressalta a importância da avaliação com o uso de equipamentos





Congresso de Podologia ressalta a importância da avaliação com o uso de equipamentos




A Hair Brasil realizou neste domingo, 29, a sétima edição do Congresso de Podologia que, em sua abertura, contou com a presença do gerente geral da feira, Antônio de Carvalho Júnior. Além de dar as boas-vindas à plateia, que lotou o auditório do Congresso, Antônio de Carvalho destacou o empenho dos organizadores com a profissão. “Vamos aperfeiçoar cada vez mais esse Congresso que mobiliza profissionais que cuidam não somente de nossa beleza, mas também de nossa saúde”. O coordenador do Congresso, Armando Bega, fez questão de agradecer aos organizadores da feira pelo evento que recebe pessoas de todo o país em busca de conhecimento sobre os rumos da profissão. “Poder dividir nossos estudos com vocês é uma honra”, disse Armando.

O evento foi aberto pelas bachareis em podologia, Dalete Costa e Thais Albaneja, que enfatizaram a importância da anamnese no diagnóstico. As profissionais lembraram que é comum pacientes omitirem doenças, como diabetes, pressão alta e outras. “Não conhecer o paciente pode resultar numa indicação errada”, enfatizou Dalete Costa. Thais comentou que antes de qualquer procedimento é necessário fazer avaliação glicêmica, medição de pressão arterial, medir altura, conferir o peso, além de uma conversa detalhada para conhecer as reais necessidades dele. “Já tive casos de pessoas que tomavam medicamentos para controlar o diabetes e omitiram o problema”, comentou.

Outro ponto levantado foi que a avaliação visual não basta. “Uma calosidade, por exemplo, pode levar a um diagnóstico errado”, ressaltou Thais. Para um diagnóstico preciso é necessário o uso de equipamentos, como Baropodômetro e Podoscópio Eletrônico, que fornecem visualização inferior da planta dos pés, mostrando pontos de maior pressão plantar e sobrecarga.

Somente depois de toda essa análise é que o profissional pode partir para o tratamento, sem desconsiderar que muitas vezes é necessário envolver uma equipe multidisciplinar, com médicos, ortopedistas e outros profissionais, conforme a necessidade do paciente.

Para finalizar a apresentação, Dalete colocou no telão uma mensagem aos congressistas: A vida passa muito rápido...talvez as sementes que plantamos hoje não veremos como frondosas árvores, mas mesmo não estando presentes, não devemos deixar de semeá-las! Disse, por fim, que os profissionais de hoje devem continuar lutando pelo reconhecimento cada vez maior da profissão.


Por Márcia Britto



 
Mais notícias sobre Notícias da Feira | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha