Brasil, 21 de Setembro de 2024
22 de novembro de 2004

Cresce a procura por terapias naturais

Cresce a procura por terapias naturais



Cresce a procura por terapias naturais


Cresce na área de saúde a procura por tratamentos com base em Terapias Naturais. Entre as terapias, uma das mais indicadas é a massoterapia. Para o médico Wu Tou Kwang, fundador do Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas – CEATA, é muito importante que o profissional conheça diversas técnicas de massagem. “É importante conhecer o shiatsu japonês, o tuiná chinês, a técnica tailandesa e a massagem indiana. Saiber fazer uma avaliação fundamentada na Medicina Tradicional Chinesa e indicar os melhores tratamentos para cada paciente empregando técnicas complementares como a quiropraxia, a ventosaterapia, o moxabustão, a fitoterapia, dieta, a cromoterapia, os florais, a litoterapia e a radiestesia”, diz Kwang.

Médico com mais de trinta anos de prática em técnicas orientais e um dos grandes defensores da Medicina Oriental no Brasil, Kwang ressalta que as técnicas aumentam a eficácia das sessões, dão mais segurança à clientela sobre a capacidade do profissional e podem fornecer diagnósticos energéticos.

Conheça algumas da principais técnicas e tratamentos:

Ventosaterapia: técnica de vácuo muito utilizada no século passado, aplicada na pele através da sucção e calor, para ativar pontos específicos. Existem duas formas: a ventosa seca, aplicada na pele nua e a ventosa molhada, onde a ventosa é feita com a pele irritada com uma leve sangria chamada de escarificação. Auxilia nos casos de dores reumáticas, dorsalgias, lombalgias, ciatalgias e outros problemas.

Reflexoterapia - Técnica de origem chinesa que usa os pontos nas plantas dos pés para diagnóstico e tratamento, a idéia é que cada região do corpo está ligada a uma região interna ou a uma área dolorida do corpo. A manipulação do ponto certo desobstrui os canais por onde circula a energia vital, restaurando o equilíbrio e melhorando o funcionamento dos órgãos por meio do balanceamento bioquímico.

Moxabustão: técnica originária há séculos no norte da China, uma espécie de acupuntura térmica que trabalha os mesmos pontos da acupuntura tradicional, do shiatsu e do do-in. É feita uma queima de uma erva (artemísia) sobre o ponto a ser trabalhado, de várias formas: bastão, sobre rodelas de gengibre ou de alho. É muito indicada em problemas reumáticos, doenças crônicas, como prisão de ventre, bronquite, asma, além de problemas como depressão, impotência e frigidez.

Magnoterapia: é o uso de placas de imãs, sistema natural de tratamento, que trabalha com a energia da polaridade positiva ou negativa dos imãs. Nos tratamentos, os imãs são colocados em pontos suscetíveis a acúmulo de tensão, por exemplo no meio dos ombros. Se, após uma sessão de massagem a dor ainda persistir, o paciente pode usar os magnetos.

O Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas – CEATA, oferece cursos sobre estas e outras técnicas, com aulas que seguem o formato das escolas orientais.
Outras informações pelo telefone (11) 3061-0664 ou 5594-5700

 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha