Brasil, 24 de Setembro de 2024
07 de junho de 2010

Crioterapia no combate a gordura localizada e flacidez

Crioterapia no combate a gordura localizada e flacidez



Crioterapia no combate a gordura localizada e flacidez



A Critoterapia é um tratamento desenvolvido para lipodistrofia (gordura localizada) e flacidez. É um método criado na França e consiste basicamente na aplicação de um produto crioterápico (líquido ou gel) no local em que se quer a redução de gorduta. O método consiste em resfriar o local para que haja vasoconstrição e redução de temperatura. O termi Crioterapia é utilizado para descrever a aplicação de modalidades de frio que têm uma variação de temperatura de 0º a 18º C. Durante a crioterapia o calor é retirado do corpo, fazendo com que este responda com uma série de reações. A magnetude desses efeitos está relacionada com a temperatura, a duração do tratamento e a superfície exposta ao tratamento. Os efeitos locais da aplicação de frio incluem vasocontrição e diminuição da taxa metabólica, da inflação e da dor. Muitos dos sinais para a identificação do frio se originam nos receptores periféricos, porém esses sinais ajudam a controlar a temperatura corporal principalmente do hipotálamo.

O tratamento produz localmente uma reação termodinâmica provocada pela combustão dos lipídeos (sejam os que circulam ou os que estão depositados nos tecidos) reduzindo assim a gordura localizada. Ao aplicar diretamente o frio à pele, os vasos cutâneos contraem-se cada vez mais até chegar a máxima vasoconstrução (determinada pela evaporação do produto) provocando redução da temperatura do corpo (de 36º para 30º). Essa redução da temperatura corporal provoca uma reação defensiva local (termogênica), para gerar esta energia o organismo procura aumentar o metabolismo do mesmo para aquecê-lo novamente, buscando energia nos adipócitos, reduzindo a gordura localizada.

Entretanto, a área do hipotálamo que eles estimulam não é pré óptica, mas sim uma área localizada bilateralmente no hipotálamo posterior aproximadamente ao nível dos corpúsculos mamilares. Os sinais termostáticos provenientes da área pré óptica e os sinais provenientes da periferia corporal se combinam para produzirem as reações do corpo destinadas a produzir ou perder calor. O mecanismo global para o controle térmico hipotálamo é denominado termostato hipotálamo. Quando o termostato hipotalâmico constata que a temperatura corporal está excessivamente fria, adota procedimentos apropriados destinados a reduzir ou aumentar o calor. A temperatura do corpo é regulada quase inteiramente por mecanismos nervosos de retroalimentação e quase todos eles operam através dos centros reguladores da temperatura localizados no hipotálamo.

Isabel Luiza Piatti
Técnica de estética e diretora de treinamento da Buona Vita Cosméticos

Produtos Buona Vita
Emulsão de limpeza
Loção tônica
Ionto DMAE Tenso Active
Ionto vita tônus
Gel Crioterápico
Líquido Crioterápico

 
 
 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha