Brasil, 21 de Setembro de 2024
04 de julho de 2005

Depilação a laser: solução para eles e elas

Depilação a laser: solução para eles e elas



Depilação a laser: solução para eles e elas

* Dr. Marcelo Marcelo Bellini

A depilação a laser, método que tem duração de dois a três anos, elimina 80% dos pêlos, sendo que os 20% remanescentes são imperceptíveis, por serem finos e claros. O tratamento não permite exposição ao sol uns 20 dias antes, nem durante as sessões e são necessárias de cinco a oito sessões, uma vez por mês. Se esses cuidados não forem tomados, durante esse período, há o risco da área onde foi feita a depilação a laser ficar manchada.

Este tipo de depilação é feita com um aparelho de laser que funciona à base de luz colimada, o que significa que todos os feixes emitidos estão no mesmo comprimento de onda, chamada luz monocromática, que capta, aquece e destrói a raiz do pêlo. Um dos melhores aparelhos desenvolvidos para isso é o 500-D, da empresa espanhola Sorisa, que tem ponteira descartável, o que torna a aplicação mais higiênica e segura. Ele também possui um cabeçote, cujas dimensões, 6X6 e 9x9 cm, permitem fazer uma aplicação lado a lado, de modo seqüencial, e uma tecnologia que seleciona a tonalidade da pele (clara ou morena) e do pêlo (claro ou escuro), evitando qualquer risco.

O ideal é que se faça de cinco a oito aplicações para que se cumpra o ciclo do pêlo e o resultado seja eficiente. Numa mesma sessão, há pêlos em crescimento, que atingiram a fase anágena; pêlos parados, que é a fase catágena; e outros em queda, incluídos na etapa telógena. O laser, por sua vez, destrói apenas os pêlos da fase anágena. Para que a depilação seja bem feita, é preciso aguardar que o ciclo se complete. Ou seja, esperar que o pêlo da fase catágena mude para a telógena e, finalmente, após dois ou três meses, para a anágena. Depois de cinco a oito sessões, se conseguirá atingir e depilar a maior porcentagem de pêlos.

Único laser
Especificamente para depilação, existe um único laser, o de luz de diodo, melhor captada pela melanina. Os demais aparelhos, que também funcionam para depilação, são de luz pulsada, o ND-YAG e o Alexandrita. A diferença entre um e outro é que os de luz pulsada têm maior amplitude do comprimento de onda, tornando-a menos específica.

Restrições
Embora a melanina capte melhor a luz de diodo, ela é indicada somente para pele e pêlos claros. A pele negra ou bronzeada, por sua grande concentração de melanina e capacidade de captação da luz a laser, pode ficar manchada.
Há restrições também para pessoas loiras e de pêlos brancos usarem a luz de diodo. Essa depilação não funciona para eles, por causa da ausência de melanina.Tanto para peles negras ou bronzeadas, como para loiros e pêlos brancos a indicação é o uso do aparelho de luz pulsada Alexandrita.

Quem utiliza
São as mulheres que mais se depilam. A proporção é de 80% contra 20% de homens. Mesmo assim, a depilação a laser agrada a ambos. Elas vêem aí uma saída para livrarem-se, primeiro, dos pêlos do buço e do queixo. Empatadas em segundo lugar, estão as axilas e as virilhas, por causa dos freqüentes pêlos encravados, e, em terceiro, pernas e coxas.
Eles, por sua vez, se interessam muito pela depilação a laser na área do pescoço, onde os pêlos também encravam com mais freqüência. E consideram o método a solução para remover os pêlos das costas e da região do peito.

* Dr. Marcelo Marcelo Bellini é dermatologista, professor da Sociedade Brasileira de Medicina Estética, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e diretor da Corpo em Evidência, clínica de Dermatologia, Medicina Estética e Reeducação Postural Global (RPG).


 

 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha