Brasil, 20 de Setembro de 2024
07 de fevereiro de 2017

Dermatologistas dão dicas para aproveitar os dias de folia de forma saudável, protegendo os cabelos e a pele

Dermatologistas dão dicas para aproveitar os dias de folia de forma saudável, protegendo os cabelos e a pele




Dermatologistas dão dicas para aproveitar os dias de folia de forma saudável, protegendo os cabelos e a pele

Durante as altas temperaturas a radiação solar incide com mais intensidade sobre o planeta, o que aumenta o risco de queimaduras, câncer da pele, manchas e outras doenças. Durante os dias de Carnaval muitas pessoas vão para a praia expondo o corpo ao sol a fim de garantir um bronzeado. Porém nesta época do ano os cuidados devem ser redobrados com a pele e os cabelos.

Maquiagens coloridas, sprays de espuma, períodos prolongados de exposição ao sol nos blocos de rua podem causar danos imediatos (queimaduras e alergias) e prolongados (câncer de pele). Abuso de bebidas alcoólicas, cigarro e desidratação são outros fatores que contribuem para uma pele ressecada, sem viço, olheiras e manchas.

A primeira dica para evitar possíveis problemas de pele é o uso do protetor solar no corpo, rosto e couro cabeludo. Mantenha a pele limpa e hidratada. "Os cabelos também precisam estar protegidos, a aplicação de "leave ins" garantem fios saudáveis e brilhantes, além de produtos capilares com fator de proteção solar", diz a Dra. Anelise Ghideti, da AE Skin Center.

O Dr. Erick Omar, dermatologista especializado em Tricologia (o estudo das doenças do couro cabeludo), alerta que o uso de bonés e chapéus são ideais para proteger o couro cabeludo e o rosto. "Desta forma você se previne contra queimaduras e o temido câncer de pele. Atenção especial aos lábios, uma das áreas mais sensíveis do corpo, e evite rachaduras, queimaduras, ardência e o herpes".

Outra dica dos médicos é para antes de usar maquiagens e tintas coloridas, faça o teste em uma pequena área do corpo para verificar alguma reação alérgica. Aproveite os dias de sol com segurança e evite a exposição solar no período das 10h às 16h.

"Mantenha sempre à mão o filtro solar, água termal, consuma alimentos saudáveis, coma frutas e saladas (sempre bem higienizadas), beba bastante líquido (sucos; água de coco, chás entre outros). Leve uma barraca de praia, se refresque no mar ou na piscina. Tome banhos mais frios, para não ressecar a pele e o couro cabeludo. Evite os excessos e boa folia!", completa a dermatologista Anelise.

• Dra. Anelise Ghideti (CRM 109.432), da AE Skin Center, é formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Médica colaboradora no Ambulatório de Doenças das Unhas no Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP.

• Dr. Erick Omar, dermatologista especializado em Tricologia (o estudo das doenças do couro cabeludo), participa do grupo de pesquisas para o tratamento da calvície com células-tronco. Formado pela USP, adquiriu vasta experiência no assunto como médico colaborador no Ambulatório de Doenças dos Cabelos e Couro Cabeludo do Hospital Padre Bento, de Guarulhos.

 

 




 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha