Brasil, 21 de Setembro de 2024
30 de novembro de 2016

Desafio Natura Amazônia

Desafio Natura Amazônia




Desafio Natura Amazônia



Entre 21 e 25 de novembro, 17 startups participarão do "Desafio Natura Amazônia: Negócios para Floresta em Pé", em Belém. Os negócios foram selecionados entre 140 iniciativas avaliadas pelo programa, criado pela Natura e a Artemisia com o objetivo de apoiar soluções empreendedoras de impacto socioambiental positivo na Amazônia.

Ao fim da semana de capacitações e imersão na região, até quatro startups serão selecionadas para receber mentorias exclusivas da Artemisia, organização pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. Todos os participantes propõem soluções alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), abrangendo temas relacionados a biodiversidade, economia de floresta em pé, educação, infraestrutura e bem estar.
O programa contará com uma formação presencial focada no desenvolvimento de competências empreendedoras, na qual serão trabalhados os modelos de negócios e o refinamento do impacto socioambiental de cada startup. Os participantes também passarão por uma vivência em uma comunidade agroextrativista na região, que fornece ativos da biodiversidade para a Natura.

O evento terá a presença de empreendedores comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia, como Guilherme Leal, sócio-fundador da Natura; Beto Veríssimo, presidente e pesquisador sênior do Imazon (instituto que promove o desenvolvimento sustentável da Amazônia), e Pedro Villares, presidente do Conselho do Instituto Arapyaú de Educação e Desenvolvimento Sustentável.

Idealizadores do programa, Natura e Artemisia compartilham a visão de que é necessário fomentar e apoiar empreendedores que tenham propostas sólidas para desenvolver negócios com soluções escaláveis e inovadoras aos desafios socioambientais na Amazônia. Por meio do Programa Amazônia, criado em 2011, a empresa de cosméticos busca impulsionar um novo modelo de desenvolvimento – mais inclusivo e sustentável – para a região.

"Acreditamos que, ao fomentar e dinamizar um ecossistema de negócios de impacto na região, mostramos que é possível a floresta ter mais valor em pé do que derrubada e que a Amazônia pode ser uma referência mundial em inovação, negócios e soluções para um mundo mais sustentável", afirma Renata Puchala, gerente de sustentabilidade da Natura.

Para Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, a aliança entre dois players que são referência em seus respectivos segmentos traz visibilidade a uma questão de suma importância para o país. "Estamos muito felizes por poder levar para uma região que é vital para o desenvolvimento do planeta o conceito de negócios de impacto social. Nós na Artemisia acreditamos que este modelo tem o potencial de mudar a qualidade de vida das pessoas, e no caso específico da Amazônia também apresentar ao mundo soluções inovadoras que combinam impacto social e ambiental", analisa a executiva.

Conheça as startups participantes do desafio:

Açaí Pai D'Égua – Belém (PA)
O Açaí Pai D'Égua criou uma vitrine virtual e um centro de informações dos comerciantes de açaí, trazendo visibilidade e impulsionando a cadeia produtiva.

Amazóleo – Manaus (AM)
A Amazóleo busca combater o descarte incorreto do óleo residual de fritura, que gera poluição nos lençóis freáticos, igarapés e rios de Manaus.

Arcafar – Altamira (PA)
A Arcafar – Associação Regional das Casas Familiares Rurais do Pará oferece curso técnico de agroindústria a jovens de diversas regiões do Estado.

Aruã – Brasília (DF)
A Aruã Educação e Sustentabilidade atua na elaboração e na gestão de métodos pedagógicos e programas de educação e sustentabilidade no Cerrado e na Amazônia.

Asproc (Projeto Comércio Ribeirinho) – Carauari (AM)
A Asproc – Associação dos Produtores Rurais de Carauari representa mais de 600 famílias ribeirinhas e busca potencializar a cadeia produtiva na qual estão inseridas.

Asproc (Projeto Cadeia Produtiva do Pirarucu) – Carauari (AM)
A Asproc gerencia a cadeia produtiva do pirarucu na região do Médio Juruá (AM) e busca novos mercados que valorizem o pescado proveniente de áreas manejadas.

Banco Tupinambá – Belém (PA)
O Banco Comunitário Tupinambá incentiva o desenvolvimento socioeconômico regional, financiando produtores, comerciantes e consumidores.

Coopavam – Jurema (MT)
A Coopavam – Cooperativa dos Agricultores do Vale do Amanhecer reúne 300 extrativistas que vivem em terras indígenas no Mato Grosso.

Da Tribu – Belém (PA)
A Da Tribu oferece oportunidade de capacitação e emprego para mulheres de baixa renda por meio da moda sustentável e da tecnologia da floresta.

EcoBrazil – São Mateus do Maranhão (MA)
A EcoBrazil é um hub de vendas e conhecimentos focado em produtos de maior valor agregado oriundos do babaçu e da floresta para gerar oportunidades de negócio e renda a extrativistas da região.

Ecoloop – Manaus (AM)
A Ecoloop busca reverter o baixo índice de reciclagem em Manaus, por meio da coleta seletiva em estabelecimentos comerciais ou residenciais e da comercialização desses resíduos.

Flavia Amadeu – Brasília (DF)
Flavia Amadeu desenvolve projetos e produtos de design e artesanato, apta a apoiar comunidades produtoras da Floresta Amazônica, de forma a viabilizar a cadeia produtiva e comercial de produtos derivados do látex.

FloraUP – Manaus (AM)
FloraUP é uma plataforma online participativa e de livre acesso que apresenta informações de espécies, fornecedores e produtos da sociobiodiversidade em um mapa digital.

KMAT – Manaus (AM)
A KMAT desenvolve projetos e produtos tecnológicos para tratamento de dejetos dos banheiros dos barcos fluviais da Amazônia e de microssistemas de abastecimento.

MEU – Manaus (AM)
MEU é um plataforma colaborativa de educação empreendedora que tem como objetivo desenvolver estudantes universitários e empreendedores urbanos e rurais.

Nuprogresso – Manaus (AM)
Nuprogresso é uma fintech que facilita empréstimos para pequenas e médias empresas e produtores rurais, ao conectá-los com pessoas dispostas a financiá-los.

Litro de Luz – São Paulo (SP)
A Litro de Luz oferece uma solução simples e acessível para iluminar comunidades de baixa renda sem acesso a energia elétrica.

Sobre a Artemisia
A Artemisia é uma organização sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de impacto social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a Artemisia possui escritório em São Paulo. A Artemisia foi a primeira organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada organização no setor de investimento de impacto, fundada por Pierre Omidyar, empreendedor do Ebay. Recentemente, a Artemisia também foi anunciada como uma das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar. www.artemisia.org.br






 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha