Brasil, 21 de Setembro de 2024
08 de outubro de 2004

Envelhecer com saúde

Envelhecer com saúde



Envelhecer com saúde

Já é possível revelar a idade sem problemas ou constrangimento. Graças ao avanço tecnológico, existem hoje vários recursos e tratamentos estéticos preventivos que retardam o envelhecimento. Associando-se os recursos naturais (como alimentação, exercícios físicos e respiratório, noites bem dormidas e meditação para acalmar a mente), com vitaminas e suplementos - que combatem os radicais livres -, além de cremes, loções, aparelhos e técnicas cirúrgicas (que devolvem ou definem contornos), é possível ficar bela e saudável por mais tempo.

A idade apontada para o início dos tratamentos preventivos é de 25 a 30 anos, quando a pele deve ser protegida do sol com filtro solar, limpeza de pele para remoção de resíduos (acnes e cravos) e hidratação com cremes específicos. Após os 30 anos, a alimentação, exercícios físicos e respiratórios, a qualidade do sono e a meditação, bem como os cremes com ácidos, vitaminas C e suplementos anti-radicais via oral já devem estar incorporados como cuidados básicos do dia a dia.

Uma mulher que começa a se cuidar nesse período chegará próxima dos 40 anos com saúde, ótima forma física e muita disposição. Os recursos oferecidos vão ajudá-la a se manter bela (sempre lembrando que cada ser tem sua particularidade, em se tratando de beleza).

Entre esses recursos, destacam-se os preenchimentos com ácido hialuaronico e substâncias biocompatíveis (presentes no organismo) para sucos faciais (bigode chinês) e rugas finas; aumento dos lábios; toxina botulínica tipo A aplicada nas rugas de expressão da testa, ao redor dos olhos, nariz, pescoço e colo; intradermoterapia, que faz a reposição diretamente na pele dos nutrientes oligo-elementos anti-radicais livres; dmae; colágeno e elastina. Os tratamentos, é claro, são recomendados caso a caso. Os cremes mais compatíveis com a qualidade (textura evitalidade) da pele também são indicados.

Por fim, há o Thermacool (também conhecido como ‘plástica sem cortes’) para peles que apresentam flacidez leve e moderada. Realizado com o simples toque de uma ponteira na pele, que retrai e estimula as fibras colágenas, ele apresenta um resultado semelhante a um lifting facial. O Thermacool é também um grande aliado no combate à flacidez corporal, braços, abdome e coxas, pois ativa as fibras do colágeno, com resultados satisfatórios.

Pálpebras, as grandes vilãs do tempo
As pálpebras e o pescoço são os grandes vilões do tempo na região facial da mulher. Quando há bolsa de gordura e excesso de pele, a cirurgia se faz necessária, com cicatrizes praticamente invisíveis. Nas pálpebras, faz-se a remoção da gordura e da pele, removendo a aparência de tristeza ou o peso, que muitas vezes causa estes pequenos excessos.

Quanto ao pescoço e terço médio da face, trata-se dos músculos e remove-se a pele excedente sem cicatriz aparente. A intervenção é feita com a preocupação da preservação do lóbulo da orelha. É possível rejuvenescer alguns anos, devolvendo o aspecto de frescor da face.

No que tange à questão do corpo, diz o médico, as lipos são indicadas para aquelas gordurinhas indesejáveis que se acumulam com o passar dos anos. Para remodelar mamas e abdomens, toques podem ser a solução; e prótese em mamas e bumbuns, quando necessário, para ganhar volume. Nestas cirurgias, deve se ter um cuidado especial com as cicatrizes e tratá-las é sempre importante, para que fiquem bem estéticas, finas, claras e imperceptíveis. Como a cirurgia de redução de mama e abdome altera a postura, indica-se o RPG: uma postura correta pode melhorar a celulite e o acumulo de gorduras.

Com as alterações hormonais da mulher, aumenta a retenção de líquido, dando margem ao surgimento de celulites e gordurinhas. Nesses casos, nada melhor do que uma boa drenagem linfática, com o complemento do ultra-som, para dissolver os nódulos e drenar as linfas, eliminando os resíduos e toxinas do corpo. A drenagem linfática se faz indispensável no pós-operatório e uma boa profissional da área estética pode contribuir para uma melhor e mais rápida recuperação.

Mulheres se sentem mais cobradas
Não é segredo que, com a competitividade no mercado de trabalho e o incentivo da mídia, as mulheres valorizam cada vez mais a própria imagem. No entanto, estar bonita, em qualquer idade, tornou-se mais do que uma necessidade no Brasil. Virou obsessão. A mídia bombardeia as mulheres a cada instante com um padrão fora do comum. Existe uma cobrança até exagerada no meu entender. O correto seria haver um propósito de qualidade de vida, para que você se sinta bem, respeitando-se e trabalhando o seu interior.

É bom lembrar também que o resultado da plástica varia de paciente para paciente. Vai depender também do tipo de vida que a pessoa leva. Má alimentação, álcool, sol em excesso, noites mal dormidas, cigarro, tudo isso leva, tanto a mulher como o homem, a ter um envelhecimento precoce. Nosso corpo é como qualquer outra máquina, precisa constantemente de manutenção, para que possa ter uma produtividade melhor.

* Dr. Sérgio Aluani é médico especialista em Cirurgia Plástica, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Membro do Colégio Internacional dos Cirurgiões, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Craniomaxilofacial e Membro da Sociedade de Laser em Medicina e Cirurgia. É cirurgião plástico do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein. Coordenou por onze aos o centro de cirurgia plástica reparadora e estética dos Hospitais Alvorada em São Paulo.

 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha