Brasil, 21 de Setembro de 2024
16 de maio de 2005

Fonoaudiologia Estética corrige problemas faciais

Fonoaudiologia Estética corrige problemas faciais



Fonoaudiologia Estética corrige problemas faciais

A maneira como respiramos, mastigamos, engolimos e até como falamos pode nos deixar com sinais de envelhecimento. A dermatologista Solange Teixeira, da Escola Paulista de Medicina e da Clinica Clinderm, de São Paulo, explica que os vícios de expressão causados pela falta da harmonia no momento da respiração, mastigação, comunicação, entre outras funções vitais, podem levar à assimetria facial ou à formação de rugas e sulcos precoces.

Para tratar dos problemas causados pelos movimentos viciados dos músculos faciais, a especialista Dra. Solange Teixeira desenvolveu e tem aplicado a Fonoaudiologia Estética. Trata-se de um novo método que visa atenuar linhas de expressão e sulcos, para minimizar a causa de rugas, melhorar o tônus e a musculatura do rosto, e por fim proporcionar firmeza e diminuição da flacidez.

De acordo com Dra. Solange ao fazer o tratamento à pessoa  adquire melhor percepção e controle de determinados hábitos ou vícios da mímica facial. “Como se fizesse uma reeducação neuromuscular. Exercícios para o corpo são tão necessários como para o rosto. Dependendo do caso precisamos fazer um preenchimento com toxina Botulínica, laser, thermacool, entre outros recursos, mas antes de qualquer decisão ou procedimento vale a pena consultar um profissional da fonoaudióloga”, alerta a médica que responde outras dúvidas sobre o assunto.

Hair Brasil : Em quais casos a fonoaudiologia pode atuar em conjunto com a dermatologia? E quais são os principais casos tratados?

Dra. Solange Teixeira : Atuamos mais nos casos de pessoas com flacidez e hipotonia muscular facial. Em casos de preenchimento facial, preparamos a musculatura para receber o preenchimento, pois em músculos mais fortes e saudáveis os efeitos tendem a ser mais positivos e duradouros. Também atuamos em casos que existem hábitos ou funções orais inadequadas como fala, mastigação, deglutição e respiração.

HB: O diagnóstico de que a pessoa tem um problema fonoaudiológico que está gerando um efeito negativo estético é feito pela dermatologista ou pelo fonoaudiólogo?

ST: O dermatologista pode perceber o problema e encaminhar o paciente, mas o diagnóstico fonoaudiológico é realizado pelo próprio profissional. É válido ressaltar que o trabalho estético facial não é apenas indicado para pessoas que possuem problemas para mastigar, deglutir, falar e respirar, mas para aquelas que desejam recondicionar a musculatura da face, mantendo assim, uma boa saúde muscular do rosto.

HB : O que o fonoaudiólogo leva em conta para fazer esse diagnóstico?

ST: A fonoaudiólogia estética facial objetiva, inicialmente, conhecer os hábitos das pessoas, suas funções orais como mastigação, deglutição, respiração e fala, para, a partir dos dados obtidos, arquitetar um trabalho que corrija os fatores que estão interferindo na tonicidade da musculatura facial. Após esta etapa, os músculos da face são examinados isoladamente, com a finalidade de avaliar movimentação e qualidade do tônus muscular.

HB: Quais são os movimentos faciais mais comuns na origem de problemas estéticos?

ST: Os fatores que podem influenciar diretamente o tônus da musculatura facial são a falta de movimentação correta durante a mastigação e a deglutição, o posicionamento inadequado da língua e as alterações respiratórias e posturais. Vale dizer que o processo de envelhecimento muscular também deve ser considerado.

HB: Esse é um tratamento inovador?

ST : Essa atuação é uma terapia inovadora, tanto na área da fonoaudiologia quanto para a dermatologia. A novidade não deve estar apenas relacionada com o tempo cronológico e sim na arquitetura de um trabalho estético efetivo, que considere os hábitos, as funções e as condições musculares do indivíduo.

 

 

 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha