Brasil, 23 de Setembro de 2024
03 de maio de 2012

Formalização: a oportunidade de crescer no setor de beleza

Formalização: a oportunidade de crescer no setor de beleza



Formalização: a oportunidade de crescer no setor de beleza

A informalidade ainda está entre os principais problemas dos pequenos negócios do setor de beleza. O trabalhador que mantém seu empreendimento na ilegalidade fica à margem dos benefícios que a atividade legal lhe proporciona e acaba deixando de crescer e ver seu empreendimento prosperar. Esta era a realidade da cabeleireira Maria das Neves Souza Santos, que trabalha na cidade de Campo Formoso, norte da Bahia.

Para ela, tornar-se empresária parecia um sonho distante, mas a Lei que criou a figura jurídica do Empreendedor mudou esse quadro e barateou os custos para os trabalhadores por conta própria legalizarem suas empresas. Foi a oportunidade que a cabeleireira esperava.

Maria trabalhava em um cômodo da própria casa. Estimulada pelo Sebrae, resolveu se formalizar, e a partir daí tudo mudou. "Cadastrar-me como EI e ter meu CNPJ foi o início de tudo. Através das consultorias do Sebrae e dos cursos que fiz, percebi que fazia tudo errado e que estava na hora de mudar", conta, entusiasmada.

Separar as contas pessoais das contas do salão foi uma das primeiras ações da nova empreendedora individual. Organizar estoque, buscar parcerias com representantes e distribuidores, também ajudou a alavancar os negócios.

Vencendo dificuldades
Depois das primeiras consultorias do Sebrae, Maria das Neves não parou mais. Para ela, participar de congressos, cursos e dedicar duas horas diárias aos estudos, a torna uma empresária mais alerta às demandas do mercado. "O Sebrae me abriu portas e a mente. Depois que conheci a instituição, comecei trabalhar as minhas dificuldades. Participei de um curso de oratória, organizado pela instituição, faço parte do projeto Empreender, através do Núcleo de Cabeleireiras, e não vou parar", garantiu Maria das Neves, que hoje assina uma coluna de tendências de moda em um jornal da cidade.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias Bahia



 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha