Brasil, 21 de Setembro de 2024
26 de julho de 2004

Homens procuram cada vez mais a cirurgia plástica

Homens procuram cada vez mais a cirurgia plástica



Homens procuram cada vez mais
a cirurgia plástica

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP, o número de homens que se submetem à operações estéticas aumentou de 8% para 28% nos últimos anos, quase um terço do total das intervenções. Já se foi o tempo em que preocupação com a beleza era exclusividade feminina. Hoje, com o aumento da competitividade na profissão e o incentivo da mídia, o público masculino adere cada vez mais à valorização da própria imagem, recorrendo aos recursos que a cirurgia plástica pode oferecer.

Para a especialista em cirurgia plástica e membro efetivo da SBCP, Dra. Deusa Pires Rodrigues, a superação dos preconceitos e a facilidade de pagamento contribuíram para o crescimento deste percentual. “Tanto os homens que possuem condições financeiras, como os de poder aquisitivo mais restrito, começaram a optar pela cirurgia”, afirma. A especialista garante que o aumento das intervenções em homens foi determinado quase exclusivamente por razões estéticas.

Segundo a cirurgiã, o procedimento mais procurado pelo sexo masculino é a rinoplastia, que altera a forma do nariz. Na região do rosto, uma intervenção bastante requisitada por homens mais velhos é a blefaroplastia, que repara a deformidade ao redor dos olhos. São aquelas “bolsinhas” e também queda das pálpebras, ocasionadas devido ao envelhecimento facial. Embora as operações do nariz e das pálpebras sejam muito procuradas, existe resistência entre os homens em submeter-se à cirurgias no rosto, talvez pela questão da afirmação da masculinidade, enraizada nos homens de mais idade.

Em relação ao corpo, a lipoaspiração é o procedimento mais freqüente entre o público masculino. “Os homens geralmente querem reduzir as gorduras da cintura, os famosos pneuzinhos. Outras regiões que eles tem procurado lipoaspirar são a barriga e o tórax”, afirma Dra. Deusa.

De acordo com a especialista, a técnica é a mesma, o que muda é a visão do profissional no momento da intervenção. No caso da lipoaspiração, para sugar acúmulos de gordura em torno do abdômen, o procedimento indicado para ambos é idêntico, mas o cirurgião que leva em conta as diferenças anatômicas entre os sexos, vai esvaziar a gordura da mulher com objetivo de acinturá-la, enquanto que no homem irá procurar somente corrigir a proeminência, sem acentuar a cintura.

Apesar das diferenças evidentes entre homens e mulheres, engana-se quem pensa que o silicone é exclusividade feminina. Segundo a cirurgiã plástica, embora não seja comum a colocação de silicone no público masculino, alguns homens recorrem a próteses para aumentar o queixo, a fim de adquirir uma expressão de seriedade. Também há casos de colocação de próteses nas panturrilhas, ou “batatas da perna” para adquirir uma aparência mais grossa às pernas masculinas.

Mas quando o assunto é a mama, salvo raríssimas exceções, os homens desejam, ao contrário das mulheres, removê-las através de técnicas exclusivas para correção de ginecomastia, que é o aumento glandular da mama masculina, que ocorre principalmente em casos de obesidade.

 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha