Brasil, 22 de Setembro de 2024
12 de maio de 2008

ICD – Rio 2008 mostra a belezae a riqueza cultural do Amazonas

ICD – Rio 2008 mostra a belezae a riqueza cultural do Amazonas



ICD – Rio 2008 mostra a beleza
e a riqueza cultural do Amazonas

Cabeleireiros de mais de 50 países que participam do 20º Congresso Mundial da Intercoiffure vão se encantar com as riquezas naturais e culturais do Brasil. A participação da AmazonasTur no evento mostrará aos top profissionais as manifestações culturais e a diversidade da flora e fauna brasileira.

As beldades existentes na Floresta Amazônica se farão presentes na primeira noite temática do ICD – Rio 2008 intitulada “Encontro das Águas”, graças a parceria da direção do 20º Congresso Mundial da Intercoiffure com a AmazonasTur (Empresa Estadual de Turismo do Amazonas), que tem por objetivo promover a "Marca Amazonas" nos mercados turísticos nacional e internacional.

A noite “Encontro das Águas” proporcionará aos participantes do Congresso uma verdadeira ‘viagem’ pelas belezas do Norte do Brasil com direito a se envolver com a cultura indígena.

Para a presidente da AmazonasTur, Oreni Campêlo Braga da Silva, participar do 20º Congresso Mundial da Intercoiffure é uma grande oportunidade para mostrar o forte potencial turístico do Amazonas e, consequentemente, do Brasil para o mundo.

“Durante o ICD – Rio 2008 vamos mostrar parte de toda beleza da nossa terra, inclusive com apresentação da maior manifestação cultural do Amazonas que é a festa dos bois de Parintins: Garantido e Caprichoso, além de integrantes de algumas tribos indígenas. Tenho certeza que serão momentos inesquecíveis que valorizam nosso país”, disse Oreni ressaltando que os cabeleireiros são ótimos propagadores de informações e adoram novidades.

“Vamos plantar uma semente durante o ICD Rio -2008 que tenho certeza que dará bons frutos especialmente porque teremos participações mais que especiais que são dos profissionais da beleza de diversas partes do mundo”.

Amazonas destino verde do Brasil
Desde 2003 à frente da AmazonasTur, Oreni Braga conta que o objetivo do seu trabalho é promover e divulgar a Amazonas no mercado nacional e internacional e para isso adotaram em todas as campanhas o slogan ”Amazonas destino verde do Brasil”.

“Estamos trabalhando em várias frentes e com ações diferenciadas para aumentar o turismo sustentável em nosso Estado. Temos um grande potencial turístico para ser explorado inclusive por brasileiros, já que muitos não conhecem a Amazonas”, reforçou a presidente da AmazonasTur.

Entre as várias ações que estão sendo realizadas está a participação no 20º Congresso Mundial da Intercoiffure, feiras de turismo nacionais e internacionais, realização de workshops em todo o país, além de investimento para qualificar mão de obra e treinamentos para oferecer o melhor serviço aos turistas. “Para isso, realizamos a promoção da cultura local junto ao público e formadores de opinião. Temos que mostrar que o Amazonas oferece um turismo diferenciado de outros Estados e países. É um turismo altamente contemplativo que oportuniza experiências únicas como o contato com tribos indígenas, espécies raras de animais, natureza exuberante e a riqueza do Festival do Boi de Parintins, entre outras peculiaridades”.

Apostando em novos mercados
A presidente da AmazonasTur conta que eles estão apostando e investindo em novos nichos de mercados como o Asiático e Emirados Árabes. “Entre os nossos turistas temos pessoas de vários países. O número de turistas do Japão e China vem crescendo. E de olho nestes novos mercados começamos a investir na formação e capacitação de guias, passamos de oito para 250 nestes últimos anos e já temos dois guias que falam mandarim. Também estamos iniciando cursos de francês, inglês, alemão, espanhol e mandarim para os guias”,ressalta Oreni Braga.

Outra aposta do Governo é a construção de um Centro de Convenções para 15 mil pessoas que ficará pronto até 2010. “Tem grandes convenções sobre sustentabilidade, mudanças climáticas e outros temas, que poderiam acontecer em Manaus e não acontecem porque não temos um local apropriado para eventos com muitas pessoas. Com este Centro de Convenções vamos oferecer mais uma grande opção”, conta.

Segundo a presidente este é um trabalho de formiguinha, mas que vai gerar bons frutos no futuro. “Hoje recebemos 430 mil turistas, mas estamos trabalhando para chegar aos 600 mil e com isso gerar mais de 10 mil empregos”, finaliza a presidente da AmazonasTur.

Por Janaína Freitas



 
Mais notícias sobre Notícias da Feira | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha