Brasil, 23 de Setembro de 2024
14 de julho de 2008

Kert ensina como colorir e descolorir as madeixas sem agredí-las

Kert ensina como colorir e descolorir as madeixas sem agredí-las




Kert ensina como colorir e descolorir
as madeixas sem agredí-las



Para quem já sentiu vontade de correr ao se olhar no espelho porque ouviu comentários maldosos sobre os cabelos, a engenheira química da Kert Cosméticos, Ivete Carvalho, esclarece algumas dúvidas de como mudar as cores dos fios com a mínima agressão e deixar as madeixas saudáveis e mais bonitas.

Ivete Carvalho explica como se dá o processo químico no cabelo e como manter a naturalidade e a saúde dos fios coloridos. Segundo ela, o grande desafio das indústrias é realizar as transformações profundas nos fios – forma e cor - somando à freqüência destas transformações, ao envelhecimento e estresses acumulados nas fibras ao longo dos anos, da raiz às pontas.

“Aconteceram muitas conquistas na qualidade das colorações modernas para minimizar os efeitos da amônia e etanolaminas presentes nas colorações Permanentes e Semi Permanentes, imprescindíveis para a abertura das cutículas para substituição dos corantes naturais (melanina) pelos sintéticos. É necessário compreender que cuidados preventivos e corretivos devem andar juntos em todos os processos químicos, onde massa capilar, lipídeos, nutrientes e água são removidos em maior ou menor proporção, e as ligações de hidrogênio e sal também são comprometidas”, disse a especialista.

Para proteção externa e interna dos fios, Ivete ressalta que a solução é recorrer a substâncias liporepositoras (óleos vegetais ricos em fitoesteróis), substâncias nutrientes como proteínas (especialmente os aminoácidos da cistina), pro vitamina B-5, substâncias anti-radicais livres (Vitaminas A, E, C) derivadas de frutas e filtros solares. “Uma forma inovadora de manter os cabelos tratados com cor, brilho e sem danos entre colorações, é o uso de tonalizantes (Keraton Banho de Brilho) sem amônia, sem etanolaminas e sem oxidantes, que além de serem compatíveis com qualquer processo químico, revestem a fibra externa como um esmalte, protegendo as cutículas e evitando perda de hidratação do fio”.

A engenheira informa ainda a eterna situação tintura x gravidez e se ainda existem restrições, principalmente com relação à cor preta. “Realmente não se recomenda o uso de colorações permanentes durante a gravidez, especialmente nos três primeiros meses, devido ao forte odor da amônia e aos intermediários de corantes que, embora sejam fortemente regulamentados pelas legislações internacionais, ainda são passíveis de causarem irritações à pele de determinadas pessoas, especialmente às gestantes que passam por transformações hormonais intensas durante este período. Como as colorações mais escuras contêm, ainda, uma carga de corantes mais elevada, o que melhorou nos tempos modernos foi a qualidade dos princípios utilizados, bem como o cuidado com a pureza e a restrição ao uso de determinados corantes que foram banidos pelos órgãos de saúde internacionais”

Cabelos brancos
A engenheira da Kert ressalta que os cabelos brancos são mais rebeldes devido ao envelhecimento da matriz capilar, o que deixa o fio com aspecto enrolado, rebelde e seco, por isso, ele necessita de hidratação adicional que pode ocorrer por meio da utilização de Keraton Banho de Brilho, nas cores grafite e prata.

Sobre o risco de descolorir o cabelo em casa, ela explica que manchas, queda, irritação do couro cabeludo e queimaduras são alguns dos resultados que podem ser obtidos pela aplicação indevida de descolorantes por leigos. Mas com o trabalho de um profissional qualificado, Ivete Carvalho afirma que é possível clarear cabelos castanho-escuros ou pretos sem descolorir desde que sejam cabelos naturais. “É possível clareá-los em até três tons com colorações permanentes, mas atenção: coloração não clareia coloração e a única forma de clareá-los é com uma decapagem”.

Sobre os tons de alaranjados dos reflexos, a especialista fala que são conseqüências do residual de corantes no fio, mas eles podem ser neutralizados com o uso do Shampoo Phytogen da Kert na cor violeta que neutraliza perfeitamente essa cor indesejada.

E para finalizar, Ivete Carvalho falou sobre a diferença entre clarear e descolorir para fazer reflexos. “Em cabelos naturais, pode-se clarear algumas mechas com coloração permanente ou descolorir com descolorantes. Já nos cabelos coloridos podemos obter mechas recorrendo aos descolorantes”.



 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha