Brasil, 21 de Setembro de 2024
19 de março de 2007

Klaus Peter diz que profissional precisa aliar tendências de moda e tecnologias inteligentes

Klaus Peter diz que profissional precisa aliar tendências de moda e tecnologias inteligentes
 


Klaus Peter diz que profissional precisa aliar
tendências de moda e tecnologias inteligentes

Em entrevista ao portal Hair Brasil, o hairstylist e presidente da Intercoiffure Mondial, Klaus Peter Ochs, afirma que o cabeleireiro de hoje precisa entender e usar na dose certa as tendências de moda para cabelos com as tecnologias de produtos e processos cada vez mais inteligentes.

Hair Brasil - Quais são as próximas grandes tendências para cabelos?
KPO
- Eu prefiro falar das tendências mais importantes do verão 2008, onde o luxo impera nas cores de cabelo, baseado nos conceitos Nórdico com orientação zen, que trará muito loiro, leve, saudável e clean aos cabelos. Outra novidade é a inspiração que vem dos Anos 60, com muitos cortes geométricos. A Sensualidade também estará em alta e os cabelos escuros com franjas misteriosas e ondas esculpidas ganharão evidência.

Essas inspirações vêm do estilo de vida, musica e mídias como TV, shows, e sentimentos globais. Todas elas foram coletadas com a colaboração das agências de estilo para que os looks fossem elaborados e criassem tendências.

Hair Brasil – E na Hair Brasil, qual será a mensagem que seu show passará aos cabeleireiros do Brasil e da América Latina que estarão presentes no evento?
KPO
- Hoje em dia a moda para cabelos é mundial. Será exatamente isso que apresentarei no Brasil: um show técnico que conjuga o avanço das tecnologias inteligentes às criações de tendências, seja para corte, cor ou penteados. O moderno profissional de salão precisa cada vez mais acompanhar a rápida evolução destes dois segmentos e saber como conjugá-los para oferecer ao cliente um resultado inovador e de alta qualidade.

Hair Brasil - O que define um bom corte de cabelo? Depende do rosto ou do estilo de cada pessoa?
KPO
- O estilo de vida das pessoas precisa ser levado em consideração para que se crie um bom corte de cabelo. Além disso, o cabeleireiro precisa sentir as vontades e necessidades do cliente. Ele pode ser um atleta, ou homem de negócios, uma pessoa louca, ou clássica, andrógena, entre outras atividades. Cada característica deve ser levada em conta.

Hair Brasil - Qual estilo ou tipo de corte de cabelo (para homem ou mulher) que cai bem em qualquer ocasião?
KPO
– Não existe um corte de cabelo que funcione para todo mundo. O estilo de cabelo que fica ótimo em uma pessoa pode ficar terrível em outra. Fazer os ajustes certos no cabelo do cliente é a chave para ser bem sucedido .

Hair Brasil - A moda do vestuário influencia as tendências de cabelo? Como?
KPO
– Claro que sim. Moda e corte de cabelo sempre andaram de mãos dadas. Vestir-se bem não é nada sem um corte de cabelo bacana e vice versa. É por isso que diversos estilistas trabalham em conjunto com os hairstylists criando linhas de tendências. Tudo aquilo que capta a atenção pode, potencialmente, influenciar algum tipo de expressão, seja na moda, cabelo, escultura, pintura, escrita, entre outras expressões culturais e sociais.

Hair Brasil - Qual estilo ou tipo de corte de cabelo que não deveria ser usado nunca?
KPO
- Aquele que não leva em consideração a estrutura óssea e a anatomia da face. Esses dois elementos são muito importantes no momento da criação do corte do cabelo, assim como o estilo e a vida da pessoa. Eles ajudam a escolher a coloração e os cortes apropriados. Criar uma nova imagem depende do formato do rosto e o estilo de vida da pessoa.

Hair Brasil - Como reconhecer um bom hairstylist?
KPO
- Um bom hairstylist tem que ser um artista com muito know-how, mas também tem que ser um bom psicólogo, para ouvir as vontades dos clientes. Além disso, um bom cabeleireiro é aquele que tem intuição, assim como visão para atender as expectativas dos clientes.

Hair Brasil - Você já fez o corte de cabelo de alguma estrela de cinema enquanto ela estava gravando um filme famoso?
KPO
- Sim, eu tive essas oportunidades ao longo da minha carreira. Um exemplo recente foi a estilização do cabelo de Brigitte Nielsen (esposa de Sylvester Stallone), assim como da estrela do cinema italiano, Ornella Muti.

Hair Brasil - Você já escreveu um livro? Qual o nome?
KPO
- Tenho uma coleção e a última foi intitulada “Expressive”. Eu também fiz um livro com as minhas pinturas. Para falar a verdade, escrever não é a forma de expressão que eu mais gosto, mas algumas pessoas que estão familiarizadas com a minha arte gostam da minha literatura.

Hair Brasil - É possível identificar um país pelo corte de cabelo?
KPO
– Sim, é possível. Nós identificamos o corte “Chanel” como um estilo francês e esse conceito continua até hoje.

Hair Brasil - Qual seria o corte do Brasil?
KPO
- Atualmente é possível encontrar moda de cabelo de diversas formas, desde os programas de TV até desfiles, feiras de cosméticos, enfim. Nós somos parte de um único mundo, portanto, do Rio até Tóquio existe diversos estilos que podem ser adotados. O mundo globalizado nos dá estilos e comportamentos diferenciados.

Hair Brasil - Dependendo da moda, cabelo encaracolado aparece como uma tendência, mas o liso é sempre um ícone fashion. Porque isso acontece?
KPO
- Nas fotos, os cortes e colorações com efeitos especiais sempre parecem mais espetaculares nos cabelos lisos. Mas isso está mudando lentamente. Quando olhamos para uma mulher, a observamos por inteiro e não apenas o seu cabelo.

Hair Brasil - Os brasileiros têm cabelos encaracolados. Como mudar o visual sem arriscar?
KPO
- Por que mudar? É melhor respeitar a natureza do cabelo e usar a criatividade. Essa é a melhor maneira para ter um cabelo maravilhoso.

Hair Brasil - No Brasil, mais de 70% das mulheres colorem os cabelos. E a maioria delas quer ser loira. Essa é uma tendência mundial?
KPO
– As loiras são glamurosas. Ser loira remete a Marilyn Monroe, Brigitte Bardot, Charlize Theron e muitas outras estrelas do cinema. Ícones de feminilidade, sex appeal e charme. Os cabelos loiros também iluminam o rosto e em todos os continentes a cor do cabelo que é mais usado é o loiro, pode ser uma mensagem fashion essencial para as gerações. Nós, cabeleireiros, somos extremamente felizes com isso.

Hair Brasil - No Brasil, tanto o corte como o estilo dos cabelos são muito influenciados pelas celebridades. Isso é um fenômeno global?
KPO
- Eu acredito que sim. Artistas de cinema sempre influenciaram a moda e as tendências para cabelos. Lindas mulheres se tornam o veículo para promover roupas e produtos de beleza. A beleza delas tem influência sobre as emoções e sensações das outras pessoas e são particularmente essenciais quando falamos de tendências de roupas e cortes de cabelo. Não há nenhuma maneira melhor para promover nossa arte do que essa. Olhe para os festivais de cinema do mundo, especialmente para o Oscar, é uma grande promoção de tendência.

Hair Brasil - Quais são os cortes de cabelo mais copiados do mundo?
KPO
- Vem dos anos 20. Eu diria que os cabelos curtos.

Hair Brasil - Podemos dizer que os show dos cabeleireiros são como os desfiles de moda? Mas quais as tendências serão apresentadas que poderão ser adaptadas às pessoas?
KPO
- Os shows de moda e de tendência para cabelo são decisivos para se definir os novos conceitos. As roupas dos desfiles de moda, assim como os cortes de cabelo, aparecem para influenciar o comportamento das pessoas. Portanto, a moda das passarelas e as tendências de moda para cabelos têm uma dimensão de sonho que não pode ser copiada por homens comuns. É por isso que esses shows ainda fascinam tantas pessoas no mundo.


 

 

 
Mais notícias sobre Notícias da Feira | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha