Brasil, 21 de Setembro de 2024
05 de dezembro de 2011

Linha de escovas ProArt ECO: tecnologia a favor do meio ambiente com escova 100% ecológica

Linha de escovas ProArt ECO: tecnologia a favor do meio ambiente com escova 100% ecológica

 




Linha de escovas ProArt ECO: tecnologia a favor
do meio ambiente com escova 100% ecológica

A ProArt uniu tecnologia aos cuidados com o meio ambiente e lançou a linha ECO, que possui escova e pente com plástico biodegradável, uma das grandes novidades em tecnologia sustentável do mercado de beleza.

Desenvolvidos com plástico à base de cana-de-açúcar, os acessórios são fabricados através da injeção desse material orgânico em um molde com a forma do produto. No entanto, o grande trunfo não está na forma de fabricação, e sim, na tecnologia escolhida para transformar a planta em plástico orgânico.

Essa tecnologia usa uma bactéria, a Cupriavidus, que durante a digestão transforma o açúcar da cana em um material polimérico (plástico biodegradável). Esse material é retirado da bactéria com um tipo de solvente natural e a parte morta da bactéria é, então, utilizada como matéria orgânica e retorna à lavoura como adubo.

Com esse processo, o impacto no meio ambiente é reduzido de três formas: durante o cultivo, na fabricação e no descarte da escova biodegradável. O cultivo da cana-de-açúcar tem boa produtividade e baixo índice de gases de efeito estufa. Durante o processo de fabricação do PHB (polihidroxibutirato), plástico biodegradável, somente 10% de energia à base de petróleo é necessária para processar o material. Além disso, não é preciso o investimento em novos equipamentos, o que também reduz o impacto no meio ambiente.

Após o descarte em local apropriado - Aterro Sanitário ou Usina de Compostagem -, o processo de decomposição é atingido após seis meses. Para um material plástico comum, o tempo estimado é de 30 a 100 anos. A escova e pente se degradam na natureza e se transformam em gás carbônico e água. "A escova permite contribuir na redução da poluição gerada pelo processamento de plástico comum à base de petróleo e o melhor, não afeta a natureza após sua vida útil", explica Reinaldo Lirias, projetista de produto Taiff e ProArt.
 
Mais notícias sobre Lançamentos | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha