Brasil, 21 de Setembro de 2024
13 de dezembro de 2004

Marcas do tempo

Marcas do tempo



Marcas do tempo

Dr. Sérgio Aluani*

A melhor época para fazer uma cirurgia plástica é aquela que a pessoa está decidida e, as marcas impressas na face são, na maioria das vezes, o grande incômodo de quem busca o rejuvenescimento. Pálpebras caídas que favorecem um ar de desânimo, “bigode chinês” acentuado, lábios murchos, “pés de galinha” e rugas na testa – podemos voltar uma década no tempo? O que se busca com a cirurgia de face é suavizar os efeitos do tempo devolvendo ao rosto uma imagem bem disposta e jovial.

Para levantar as expressões faciais e o astral, um dos tratamentos que têm demonstrado eficácia para pontos chaves do rosto, é a cirurgia plástica videoendoscópica. É uma plástica feita com o apoio de uma micro-câmera e realizada com apenas três ou cinco pequenas incisões escondidas nos cabelos. Através das minúsculas incisões consegue-se visualizar todas as estruturas que estão sob a pele da face alterando os músculos que, por suas contrações, provocam o aparecimento das rugas.

O envelhecimento facial se dá de forma diferente na região frontal, superior médio (região das maçãs) e inferior (pescoço) do rosto. E o melhor resultado vai depender de uma avaliação criteriosa do plástico e a indicação precisa do tratamento. Por exemplo, tem casos em que a associação dos tratamentos é mais adequada do que uma cirurgia convencional no rosto inteiro. Quando as maças estão caídas, mas a região do pescoço não apresenta sinais de envelhecimento um mini-lifiting ou a videoendoscopia apenas na região pode ser o suficiente.

Lembrando sempre que a boa alimentação, a qualidade do sono e a pele bem cuidada ajudam no tipo de tratamento facial, após a realização o organismo continua registrando o envelhecimento todos os dias, é importante também fazer a manutenção com cremes estimulantes de colágenos e filtro-solar. A administração via oral de anti-radicais livres para combater o envelhecimento das células do organismo também está entre os tipos de tratamentos que o médico utiliza, tratando o envelhecimento como um todo do organismo.

Outro capítulo à parte do rosto, é o conjunto pálpebra, supercílio e sobrancelhas. Cirurgia de pálpebras pode melhorar bastante a expressão facial e, levantamento de supercílios, também. O aspecto do cansaço facial acontece pela ação da gravidade que provoca uma queda da pele, da musculatura e tecidos adiposos (gordura), estruturas que dão volume à face. Com essa queda ocorre a formação dos sulcos faciais, a queda dos cantos dos olhos, a proeminência das bolsas de gorduras nas pálpebras, dando um aspecto envelhecido. E até molduram o rosto dando um ar tristonho, zangado e carregado no cansaço. Para o pescoço, o tratamento vai depender muito do grau de flacidez, mas a videoendoscopia pode ser aplicada também.

Tratamentos que ainda fazem bastante sucesso são os preenchimentos com substâncias biocompatíveis (presentes no organismo) para sulcos faciais, rugas finas, aumento dos lábios que caem e murcham com o passar dos anos e a toxina botulínica tipo A que é aplicada nas rugas de expressão. Para peles que apresentam flacidez leve e moderada, o tratamento com o Thermacool - que também é conhecido como plástica sem cortes pela eficácia do tratamento e o efeito de lifting fácil que proporciona sem invasão, é realizado com o simples toque de uma ponteira na pele que retrai e estimula a formação do colágeno.

*Dr. Sérgio Aluani é médico - especialista em Cirurgia Plástica com 20 anos de experiência na prática cirúrgica e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

 

 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha