Brasil, 23 de Setembro de 2024
23 de julho de 2007

Mitos e verdades sobre acupuntura

Mitos e verdades sobre acupuntura



Mitos e verdades sobre acupuntura

A acupuntura, técnica oriental de aplicação de agulhas reconhecida com eficácia no tratamento e prevenção de doenças, vem sendo cada vez mais utilizada pelos ocidentais. Mas o que é realmente verdade sobre esse tratamento?

Dra. Magali Sefrian, interlocutora dos professores da pós-graduação e Formação de Especialista em Acupuntura do Grupo Latino-Americano Líder Brasileiro no Ensino (CBES) esclarece alguns mitos sobre essa técnica milenar também utilizada para proporcionar o rejuvenescimento da pele e delineamento do tônus muscular. “A aplicação pode ser feita em casos de rugas, flacidez, acne, manchas, gordura localizada, estrias e celulite”.

Segundo ela, a acupuntura pode ser utilizada para tratar e prevenir tanto problemas físicos, psíquicos quanto emocionais. “Além de doenças como fibromialgia, varizes ou artrose, a acupuntura pode ser utilizada para controlar a ansiedade, diminuir o estresse e tratar a insônia. A técnica também melhora o metabolismo de forma geral, o paciente tende a sentir-se com melhor disposição para as atividades do dia-a-dia, aumentando a sensação de bem-estar”, disse Dra. Magali Sefrian.

De acordo a especialista, a aplicação das agulhas dói em partes. “As agulhas no corpo têm o objetivo de estimular os nervos periféricos, então é comum pacientes relatarem formigamento, amortecimento, peso ou choque na região. Essas sensações, entretanto, são perfeitamente suportáveis e o profissional sempre busca a técnica mais confortável para o paciente”, ressalta Dra. Magali.

A médica também esclarece que é mito a ligação da técnica com religião ou ao misticismo. De acordo com ela, atualmente a acupuntura é recomendada como tratamento para mais de 40 doenças pela Organização Mundial de Saúde.

“O tratamento possui caráter medicinal e seus efeitos são comprovados pelos padrões científicos ocidentais. Vale lembrar que a técnica deve ser aplicada por profissionais da saúde especializados na técnica. Isso inclui farmacêuticos, enfermeiros, médicos, biomédicos e fisioterapeutas porque ajuda a prevenir e tratar doenças cardiovasculares e neurológicas”, cita a especialista.

Outra verdade, segundo Dra. Magali, é que no sistema cardiovascular, a acupuntura ajuda o corpo a estabelecer o equilíbrio entre os colesteróis HDL e LDL e ajuda na circulação de forma geral. “No sistema nervoso, as agulhas podem ser usadas para tratar enxaquecas, dores de cabeça e, até mesmo, seqüelas de Acidente Vascular Cerebral, conhecido como derrame. Os idosos podem aproveitar da técnica para tratar e prevenir os problemas de saúde e nessa lista estão inclusos diabetes, Mal de Parkinson e AVC’s, entre outros”



 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha