Brasil, 22 de Setembro de 2024
06 de novembro de 2006

O Boticário mostra a moda e a beleza através dos tempos

O Boticário mostra a moda e a beleza através dos tempos



O Boticário mostra a moda e a beleza
através dos tempos



O Boticário realizou nos dias 26 e 27 de outubro, durante o Amni Hot Spot (evento de moda que aconteceu na capital paulista), uma mostra retratando os looks da moda e da beleza nas últimas décadas.

A exposição foi preparada pelos consultores do Boticário, Fernando Torquatto e Viktor I, que junto com os jovens estilistas do Hot Spot montaram os looks que vão de 1900 aos dias atuais.

CRONOLOGIA DA BELEZA

1900
A mudança de século é marcada pela industrialização, pela ordem mecanicista, pelos tempos modernos. A mulher busca uma pele mais branca, mais jovem – como o século novo. O pó de arroz, utilizado em abundância, permite essa nova tonalidade. Nos cabelos impera o volume.

1910
A inocência é questionada pelo horror da guerra e a mulher não querer mais submeter-se à hipocrisia do mundo masculino. Na maquiagem, destaca-se o blush - antigo rouge. Os olhos são privilegiados. A pele é mais clara, simbolizando a riqueza e a nobreza. Os cabelos criam um movimento mais solto, espontâneo, com ondas marcadas e fluídas.

1920
Neste tempo, a mulher está mais lânguida, melancólica. O batom em bastão é inventado. Na maquiagem, a sobrancelha é o que marca a personalidade da mulher, que surge com toda a força. Os cílios também são intensos. Nos cabelos, com o look molhado surgem as famosas "vírgulas" laterais. A liberdade de expressão permite à mulher aproximar-se da imagem masculina.

1930
O glamour das atrizes dita o estilo Hollywood. A maquiagem destaca cílios longos e o olhar sensual da mulher. A boca, mais comprida e fina, é pintada de cores escuras, penetrantes. O cabelo, mais curto, com franjas laterais traz ondulados e revela a pele cálida do pescoço.

1940
As mulheres se apresentam mais fortes, heroínas anônimas. Nos cabelos, o movimento de ondas estilizadas em contraste com o cabelo desfiado. O vermelho do batom está presente nos lábios. A maquiagem está mais carregada, as sobrancelhas mais espessas e os rostos mais fechados e extremamente sensuais.

1950
Na maquiagem, o delineador preto, os cílios postiços e a sobrancelha marcada criam uma atmosfera única. Nos lares, a mulher busca liberdade,
contestando a autoridade, procurando mais espaços e lutando por sua felicidade.

1960
A pílula anticoncepcional é inventada, a minissaia revoluciona a moda, o homem chega até a Lua. As tendências cosméticas exploram as sombras, os
delineadores e os lápis, valorizando o olhar. A maquiagem mostra cílios postiços e até pintados à lápis. Os cabelos estão mais curtos e o movimento se faz nas pontas.

1970
Paz e amor, para contrabalançar a agitação política. Uma explosão de cores, de movimentos. Sapatos de salto plataforma, calças boca-de-sino e mistura de cores e texturas variadas: verdes, azuis, veludos, couro, para estimular e inspirar novos caminhos. Na maquiagem, a liberdade se expressa também com o resgate do natural, do alternativo. Os cabelos tornam-se o símbolo da liberdade. Eles estão mais longos, cheios e desarrumados.

1980
As mulheres estão no mercado de trabalho. Os terninhos ganham ombreiras, a maquiagem torna-se novamente mais forte, marcada e intensa, traduzindo um movimento de conquistar posição. Muito batom – com uma camada extra de brilho labial, sombra, rímel e blush. Os olhos estão carregados.

1990
A inspiração são as festas raves, longas, vibrantes. Na pele, a maquiagem pontua uma leve correção de olheiras, retoca alguns pontos, mas leva um visual mais limpo, mais natural e com mais brilho no corpo.

2000
A mulher se volta para seu equilíbrio pessoal. O cuidar de si, inteira, completa, em sintonia com o cosmos. Na maquiagem a luminosidade revela rostos, detalhes, sorrisos. A beleza é um estilo mais pessoal, que se traduz a partir do sonho e da busca da felicidade.

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha