Brasil, 22 de Setembro de 2024
17 de novembro de 2014

O cabeleireiro Guido Palau fala sobre carreira, tendências e dá dicas a novos cabeleireiros

O cabeleireiro Guido Palau fala sobre carreira, tendências e dá dicas a novos cabeleireiros





O cabeleireiro Guido Palau fala sobre carreira, tendências e dá dicas a novos cabeleireiros

O cabeleireiro britânico Guido Palau é uma das principais referências do mundo quando o assunto é hairstyling. Só na temporada passada, de Inverno 2014/2015, ele assinou os cabelos da Calvin Klein, Louis Vuitton, Alexander Wang, Alexander McQueen, Christopher Kane, Dolce & Gabbana e Lanvin, entre outras. Seu trabalho é publicado em revistas como “Vogue”, “Love”, “W” e “V”, com participações mensais, ou seja, Guido é um dos profissionais mais requisitados do circuito fashion.

Palau começou trabalhando no salão do lendário Vidal Sassoon em Londres, e logo enveredou pelos editoriais de beleza com pegada mais artística, onde ele podia livremente criar seus cabelos impensáveis ou “apenas” contribuir de forma impecável às ideias de fotógrafos e stylists. A grande virada veio quando ele foi convidado para cuidar dos cabelos das modelos do videoclipe “Freedom”, de George Michael, entre elas Linda Evangelista, Cindy Crawford e Naomi Campbell. A partir daí começou a trabalhar com o fotógrafo David Sims, o que despertou a atenção da revista “The Face”, que por sua vez chamou a atenção da Calvin Klein, que contratou Guido para trabalhar nos desfiles da marca. O caminho estava feito.

Em 2005, ele começou a atuar como consultor criativo da Redken, cargo que mantém até os dias de hoje. Veja abaixo, a entrevista que ele deu ao portal FFW sobre tendências, comportamento da mulher e sobre suas referências.
Foto Guido

Quais as principais tendências para os cabelos neste ano de 2014?
Tem tudo a ver com cor, especialmente no próximo verão. Cor muito extrema, loiros extremos, vermelhos extremos. O tom do cabelo transformou-se numa parte grande do estilo das pessoas. A inspiração veio dos loiros, vermelhos, castanhos icônicos e também de olhar muito as animações, os desenhos, os animes e mangás. Também há o conceito do penteado minimalista que mostrei em desfiles como o do Alexander Wang e da Céline. Para esse tipo de penteado, há muitas técnicas e produtos para conseguir acabamento. Apenas porque é minimalista não significa que seja simples. Há muitas coisas e vários produtos que fazem com que um visual simples de cabelo pareça mais dramático do que realmente é. Esse é o tipo novo do sofisticação.

O que apareceu de mais bacana em termos de visual nessa estação?
Os estilos intencionalmente suavizados desta estação provam que um cabelo fácil pode também parecer extremamente elegante. Enquanto o cabelo parece simples e despenteado, o visual total em si é muito luxuoso e legal. Não tem nada a ver com cabelo cheio de volume, mas uma elegância mais suavizada, discreta. Para conseguir um visual similar, as mulheres devem começar a jogar com sua textura natural do cabelo. É preciso aplicar produtos específicos para pentear, seja quando seu cabelo ainda estiver úmido ou depois que secar, pois isso irá realçar sua textura natural.

O cabelo cor de platina parece algo que se deva experimentar. Qualquer um pode usar?
O cabelo platinado tem sido uma tendência enorme. Nós colorimos um número de meninas platinadas para o desfile Verão 2014 da Prada. A cor combina melhor com tons de pele e cabelo mais claros. Se o cabelo for demasiado escuro a cor pode ficar uma pouco amarelada e não “nórdica” o bastante.

Como você se sente quando acaba de produzir a última modelo a entrar na passarela?
É uma sensação incrível. Eu posso ver todo o trabalho árduo que foi feito nas últimas semanas para criar o visual e toda a coleção. É um sentimento de grande realização.

INSPIRAÇÕES E ÍCONES

Você sente que o mundo dos bastidores tem mudado ao longo dos anos? O cabelo se transformou numa parte mais integral do visual; os designers estão mais conscientes agora de que o cabelo comunica e complementa a roupa?
As mudanças no cabelo e na moda vêm sempre da inspiração que conseguimos e ela está em toda parte. Está sempre evoluindo de algo que vimos antes no passado para uma história nova. O cabelo é um acessório sobre o qual temos mais controle. Nós podemos realmente criar o nosso próprio estilo e individualidade com nosso cabelo e expressar não só a nós mesmos através dele, mas até as nossas crenças.

Onde você busca inspiração?
Eu encontro inspiração absolutamente em todos os lugares, seja simplesmente andando na rua ou olhando para projetos arquitetônicos, para sub culturas e música. O bom é quando você viaja bastante e pode obter inspiração de muitos países diferentes. Cada lugar tem sua própria personalidade, dessa forma, eu sou inspirado por museus, arte, exposições, música, arquitetura, projetos do mundo inteiro…

Quais produtos estão sempre em sua mala de beleza?
Um hairspray flexível, mas que sustente, como o Fashion Work 12 Versatile Hairspray da Redken, um produto protetor do calor na secagem, assim como o Pillow Proof Blow Dry Express Primer ou 0 Pillow Proof Blow Dry Express Primer.

Como você sabe qual é o melhor corte e a melhor cor para uma pessoa?
Que fatores você leva em consideração?
Todas as mulheres são diferentes. Eu olho cada detalhe, a silhueta, a personalidade, a cor da pele, e cada PARTE do rosto e sua proporção.

Você acha que as mulheres têm motivações diferentes quando vão a um hair stylist mudar o visual?
As mulheres têm todos os tipos de motivações para mudar seu visual, mas no final das contas é porque querem ser alguma outra pessoa, “alguém nova”; as mulheres gostam de mudança. Não gostam de sentir-se presas em um visual; é a mesma coisa com roupas.

Você trabalha com modelos ao redor do mundo. Como faz para criar para tipos tão diferentes de mulheres?
Primeiramente, tem tudo a ver com roupas e compreender o tipo de mulher e a característica que o estilista imagina, a mensagem que ele quer retratar através das roupas. Há sempre uma história para contar. É importante compreender exatamente todos aqueles detalhes para criar o visual perfeito para esta mulher.

VIDA & CARREIRA
Em que ponto de sua vida você decidiu abraçar uma carreira como cabeleireiro e por quê?
Sempre fui muito curioso e era inspirado pelas revistas de moda e beleza que mostram trabalhos de profissionais notáveis, tais como Barry Lategan, Bruce Weber e o cabeleireiro holandês Christian, cuja abordagem livre ao estilo empurrava os limites de seu tempo. Foi durante o início dos anos 1980, quando movimentos da subcultura, como a New Wave, o Indie e o Gótico coexistiram e moldaram um conjunto criativo que mudou as tendências de cabelo em relação a corte e coloração. Tudo isso despertou meu interesse por cabelos.

Que marcos foram importantes para sua carreira?
Há muitos! George Michael, a mostra Savage Beauty, de Alexander McQueen, no MET, e os fotógrafos Steven Meisel e David Sims.

Qual foi sua foto mais importante e por quê?
Para a Versace, com Kate Moss anos atrás; com esse trabalho levei minha carreira a um outro nível.

Qual você diria é o visual de passarela mais influente que você criou em sua carreira que tenha influenciado a maneira que os consumidores usam seu cabelo? A trança lateral de Alexander Wang, na temporada de Verão 2010.
Fotos desfile da Trança

Que conselho você daria aos cabeleireiros mais novos que desejam se tornar grandes profissionais?
Tenha sempre tudo que você necessita ou pode vir a necessitar a mão ou perto de você; dessa maneira você estará pronto para o que der e vier. Mantenha uma mente aberta. Eu pego muita inspiração de todos os grandes designers com quem trabalho. Seja organizado. É importante estar sempre focado, então mantenha a cabeça no lugar. Tenha paciência e trabalhe duramente. Se você tiver um ego, não o mostre.

E o que os cabeleireiros novos devem ter em mente para serem bem sucedidos?
Bem, o mais importante são boas habilidades no ofício de cabeleireiro! Mas também ter uma boa ética de trabalho, estar aberto à criatividade, se desafiar, aprimorar suas habilidades, e sempre aprender com as pessoas com quem você trabalha. Ter humildade também ajuda.

Fonte: portal FFW




 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha