Brasil, 22 de Setembro de 2024
29 de setembro de 2014

O envelhecimento cronológico dos cabelos

O envelhecimento cronológico dos cabelos





O envelhecimento cronológico dos cabelos

Os cabelos envelhecem com o passar dos anos graças ao chamado envelhecimento cronológico. O metabolismo desacelera com a idade, levando a um estresse oxidativo do organismo. O resultado deste processo nos cabelos se traduz por fios mais finos, opacos e quebradiços. Agentes externos como a poluição, o cigarro, o sol, uso frequente de secador, chapinha e tratamentos químicos em excesso, contribuem para o envelhecimento mais precoce dos fios.

“Com o passar dos anos, os fios ficam mais finos por conta das alterações hormonais e da microcirculação que nutre o folículo produtor dos fios, mas com medicações tópicas e de uso oral, é possível retardar este processo”, diz o doutor Erick Omar, dermatologista especializado em Tricologia (o estudo das doenças do couro cabeludo). 

O médico explica, que os fios também perdem melanina e queratina, pois ocorre um estresse oxidativo das células. Segundo o especialista, uma alternativa para tratar o envelhecimento dos cabelos são os nutricosméticos: Cápsulas de nutrientes (vitaminas, minerais, aminoácidos, fitoterápicos ou compostos bioativos de origem vegetal) que trazem doses acima da ingestão diária recomendada. Aqueles indicados para a manutenção dos cabelos saudáveis geralmente contêm em sua formulação vitamina biotina, zinco, ferro e antioxidantes.

“Da mesma forma que usamos produtos anti-age para o rosto, devemos fazer com os cabelos. Esses produtos possuem especialmente antioxidantes, proteínas e hidratantes capazes de penetrar na fibra capilar. O ideal é usá-los uma vez a cada 15 dias, o uso frequente pode deixar o cabelo pesado, oleoso e sem vida”, aconselha o médico.

Os fios envelhecidos têm aspecto ressecado e opaco e isso ocorre devido à diminuição da produção de sebo do couro cabeludo que é responsável por lubrificar os fios. Além disso, os fios acabam sofrendo com o efeito cumulativo de agressões externas, que contribuem para opacidade e ressecamento.

“Para tentar reverter este processo é importante a manutenção de uma dieta saudável, evitar os fatores externos de agressão dos fios e o uso de produtos que condicionem e nutram os cabelos. Disfunções no couro cabeludo e algumas doenças do couro cabeludo como a dermatite seborreica (caspa) levam a uma microinflamação dos folículos prejudicando ainda mais a produção de um cabelo sadio. Para prevenir que isso aconteça, devemos evitar o uso de bonés e/ou apliques e lavar o couro cabeludo com frequência com xampus adequados para cada tipo de cabelo”.

www.aeskincenter.com.br



 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha