Brasil, 22 de Setembro de 2024
18 de março de 2013

O poder da comunicação digital nos negócios

O poder da comunicação digital nos negócios




O poder da comunicação digital nos negócios

 



A plataforma online oferece uma série de possibilidades para o mundo dos negócios capazes de estreitar relacionamento com clientes, potencializar as vendas e influir inclusive nas empresas de capital aberto no valor das ações. Mas ao contrário do que muitos imaginam para se atingir tais objetivos é preciso, inclusive no mundo digital, traçar planejamento e atuar em duas frentes: B2C (comunicação com público final) e B2B (comunicação com cliente/ varejo, parceiros e governo).

Para a sócia-fundadora da KOK Fashion Lab, agência digital 360º, Karina Kotake quando o assunto é a comunicação online existem dois momentos. "Primeiro é preciso trabalhar o B2C, as grandes e médias empresas em geral estão na fase de amadurecimento nesta área. A etapa seguinte consiste em realizar a comunicação B2B, um desafio até mesmo para as multinacionais."

No caso das pequenas empresas que em geral não atuam com a comunicação online, Karina Kotake recomenda que comecem pelo B2C. "Assim terão condições de avaliar o verdadeiro impacto do trabalho desenvolvido, monitorar os seguidores e os acessos para na fase seguinte migrarem para o B2B. É importante ressaltar que no online não se vende produto, mas informação. As mesmas observações também são válidas para as empresas que estão entrando no mercado."

Como primeiro passo para ingressar na comunicação B2B, Karina Kotake, aponta a criação de um perfil em uma plataforma, em especial. "Ter uma conta no Linkedin é fundamental, para fazer conexões e em um segundo momento realizar Fóruns de Discussão. Apenas no Brasil são 8,5 milhões de perfis. Ainda que o Linkedin tenha surgido como uma ferramenta de RH, o B2B encontra nele as condições ideais para trabalhar a comunicação com pessoas que na verdade representam empresas."

Vale a pena ressaltar que o público B2B também será atingido pela comunicação B2C. "Essas pessoas são consumidoras, terão acesso à comunicação feita para o público final e levarão em conta os resultados obtidos pela marca na esfera digital como um todo. Por exemplo, uma marca com muitos seguidores remete a um canal aberto de comunicação e assim obtém credibilidade. Nas empresas de capital aberto esse cenário tem como consequência a valorização das ações, o que contribui para o sucesso dos negócios", pontua Karina Kotake.

Segredos de linguagem:

B2C: o envolvimento da marca é maior com o consumidor e o engajamento do público tem a mesma intensidade. Neste caso, o apelo é mais emocional. Aqui a prioridade são os 3Cs: curtir, compartilhar e clicar (e-commerce).

B2B: a comunicação é mais direta e racional, com mensagens objetivas, baseadas em dados de mercado e em pesquisas. Apesar de ser mais pontual, este tipo de comunicação deve ser periódica, pois o receptor não pode se sentir abandonado. A ideia é tornar-se uma mídia, fornecedora de informação.

Serviço: Karina Kotake é fundadora da KOK Fashion Lab, agência de marketing digital 360º que atende grandes marcas nos setores moda, beleza e lifestyle. Formada e pós-graduada na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e na Anhembi Morumbi é especialista em Inteligência Digital.

www.kokfashionlab.com.br
karina@kokfashionlab.com.br
(11) 3064-1102
Linkedin: www.linkedin.com/company/kok-fashion-lab
Facebook: kokfashionlab




 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha