Brasil, 22 de Setembro de 2024
16 de setembro de 2014

O poder do fogo com as dicas de Sandro Cassolari

O poder do fogo com as dicas de Sandro Cassolari





O poder do fogo com as dicas de Sandro Cassolari

Elas sempre estiveram envoltas em magia, mistério e sedução. No passado já foram chamadas de bruxas e queimadas nas fogueiras. Vampiras geralmente são retradas com essa cor de cabelo, assim como as angelicais fadinhas e estrelas poderosas e sensuais dos filmes de Hollywood.

Só para citar algumas: Julliane Moore, Nicole Kidman, Lindsay Lohan, Cate Blanchett e dizem até que era a cor original do cabelo da blondie girl Marilyn Monroe; acredita?

E não esqueceram delas nem em desenhos animados, tá lembrado de Fiona, a musa do Shrek e da Jessica Rabbit, diva dos anos 40, par romântico do famoso Coelho Roger Rabbit que é pura sedução? Até a filha do temido Chuck é retrada com essa cor de cabelo.

Sim, estamos falando das ruívas. Esse misto de pureza e fetiche. Quem optar por esta cor, é bom saber que não vai passar despercebida de jeito nenhum. Além de realçar a pele, é puro glamour e sedução. E é bom se apressar porque de acordo com a National Geographic, as ruivas podem ser "extintas" até 2060.

Segundo a revista, menos de 2% da população mundial é ruiva natural, devido a uma mutação no norte da Europa milhares de anos atrás. A genética do cabelo ruivo é complexa já que um dos principais genes que determinam a cor do cabelo tem 40 variantes, mas apenas seis dão lugar ao vermelho.

A cabeleira é tão rara e especial que existem até datas em comemoração a quem possui os cabelos cor de fogo. Em São Paulo, por exemplo, há o Encontro de Ruivas e Ruivos SP, organizado por meio das redes sociais e que coincide com as comemorações pelo Dia Mundial dos Ruivos.

Em alta
Por essas e outras o ruivo é a cor do momento. A nova tendência, que estourou com o ruivo natural de Marina Ruy Barbosa e que outras personalidades aderiram, vem mexendo com as mulheres e inspirando muitas a transformar o visual completamente.

A cor forte, marcante e cheia de personalidade veio com força total. Mas, optar pela tonalidade nem sempre é fácil, requer cuidados específicos e, além disso, não se adapta a qualquer tom de pele ou tipo de cabelo.

Em entrevista ao portal da Hair Brasil, o hairstylist Sandro Cassolari, referência em cortes, tratamentos e coloração, dá dicas de como cuidar dessa cor de cabelo, como chegar na tonalidade sem danificar os fios e com que tipo de pele combina mais.

HB - Existem cuidados específicos para cabelos ruivos? Quais?
Sim. Este tom desbota com facilidade, os cuidados são constantes desde o momento da aplicação até o dia a dia em casa com shampoo e condicionador, além dos produtos hidratantes para cabelos coloridos que também ajudam a preservar a cor.

HB - Qual tonalidade de ruivo combina com os tons de pele clara, morena e bronzeada?
Todas podem usar a cor, mas o tom ruivo (fantasia) vai muito bem nas mulheres de cabelo natural claro. Por exemplo, os castanhos claros, louros, louros claros, louros acinzentados. Já os tons naturais mais escuros como os castanhos, castanho escuro e preto, precisam passar por um processo de abertura da cor que chamamos decapagem, ou seja, clarear os cabelos para depois colorir com o ruivo. Neste caso, requer um certo trabalho e cuidado para fazer e para manter a cor. O ponto de partida para escolha é o tom da pele, a cor dos olhos e o estilo de vida da mulher.

HB - Como é possível chegar à tonalidade ideal sem danificar os fios? Que dica você daria?
A experiência profissional é de suma importância, o cabelo tem que ser quimicamente tratados e não mal tratado. Esse processo começa no momento da formulação da cor, no volume da água oxigenada, a técnica a ser usada. Enfim, é preciso ter experiência profissional.

HB - Cabelos já tingidos, de loiro por exemplo, podem receber a coloração com segurança? Qual seria o processo indicado para quem quer tornar-se ruiva?
No caso dos loiros a atenção é voltada para o quanto claro está o cabelo, para evitar que a cor fique rosa ou “água de salsicha”. Exemplo: Se o loiro estiver muito claro é aconselhável o tom ruivo mais fechado para fugir desse efeito rosa/água de salsicha. Se o loiro não for muito claro, escolha um tom mais vibrante.

HB - Quais devem ser os cuidados do pós, para não perder o brilho e a cor vibrante por exemplo?

Das cores fantasias, os vermelhos e ruivos são os que mais desbotam e, por conta disso, existe uma preocupação. Demanda tempo para cuidar do cabelo e é preciso ter uma frequência maior no cabeleireiro para a cor estar sempre bonita. Com os avanços da indústria cosmética, já é possível encontramos muitos produtos com a finalidade de prolongar a cor como shampoos e condicionadores para cabelos coloridos, mas mesmo assim ainda não é suficiente. O desbotamento é um fato para os ruivos e os prós e contras tem que ser levados em consideração antes de optar pela tonalidade. Mas fica lindo e vale a pena apostar nesse look!



 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha