Brasil, 24 de Setembro de 2024
23 de agosto de 2010

OS SALÕES QUE MAIS CRESCEM NO BRASIL: Rede Soho Hair International completa 27 anos de sucesso

OS SALÕES QUE MAIS CRESCEM NO BRASIL: Rede Soho Hair International completa 27 anos de sucesso



OS GRANDES SALÕES DO BRASIL
Rede Soho Hair International completa 27 anos de sucesso



Utilizada por 25 salões distribuídos em diferentes bairros de São Paulo, e três academias voltadas para formação e aperfeiçoamento de cabeleireiros, a marca Soho Hair Internacional nasceu em 1982, da visão arrojada de Hideaki Iijima, cabeleireiro e empreendedor da beleza.

A rede com mais de 800 profissionais e milhares de atendimentos mensal, integra a série de reportagens especial que a Hair Brasil retoma para evidenciar os salões que mais crescem no Brasil. O mérito deste sucesso está na revolução do setor de cabeleireiros, empreendida por esse japonês que nunca abandonou a filosofia que muitos consideraram como estratégica para a reconstrução do Japão Pós-Guerra: disciplina, dedicação, humildade e lealdade. Baseado nesses mesmos preceitos, Iijima criou seu estilo de vida, seu método de trabalho e de administração da empresa.

Passados três anos da chegada ao Brasil, Iijima tomou a decisão de montar seu próprio negócio. Escolheu a movimentada esquina das alamedas Santos e Campinas, a uma quadra da Avenida Paulista, cartão-postal de São Paulo. O salão, batizado de Camarim, foi inaugurado no dia de seu 32º aniversário. Dois anos depois, como já havia outra loja com esse mesmo nome, o salão passou a chamar-se SOHO, inspirado no bairro de Nova York e cujos ideogramas (símbolos japoneses) querem dizer “Pássaro Azul da Felicidade”.

Unindo tradição e contemporaneidade, Iijima compôs o quadro de serviços oferecidos pela casa: cortes inovadores, tradicional massagem relaxante no couro cabeludo e nos ombros, rapidez no atendimento e preços condizentes. O pioneirismo do estilo Soho virou um ícone da modernidade em São Paulo e nunca mais saiu de moda.



Fusões de culturas
Se num primeiro momento a cultura japonesa representou dificuldades no processo de adaptação ao nosso país, Iijima soube incorporar esses elementos para oferecer um atendimento diferenciado e implantar novos conceitos na administração dos salões de cabeleireiros. Visando contribuir para o desenvolvimento técnico do setor e de seus profissionais, a rede Soho sempre buscou ampliar seu raio de atuação investindo em eventos com o objetivo de analisar o nível dos profissionais brasileiros, estimular o intercâmbio entre os cabeleireiros e promover a profissão e a arte dos estilistas no Brasil.

Em 1993 inaugurou a primeira unidade do Soho Academy voltado para a formação técnica e aperfeiçoamento dos profissionais. Na área social, além das campanhas beneficentes junto a várias entidades assistenciais, em 1995 criou a filial do Movimento Mundial da Zeladoria do Planeta que, por meio de várias ações, busca a conscientização para a necessidade da preservação ambiental.
A preocupação com a qualidade Soho estende-se aos seus profissionais. Eles são vistos como o primeiro cliente e suas atividades começam logo de manhã, com exercícios de aquecimento e alongamento durante 30 minutos. Os exercícios reproduzem os movimentos que serão repetidos inúmeras vezes durante o trabalho de escova, corte, lavagem, massagem, permanente e outras atividades. “Esses exercícios visam à harmonização da mente com as partes do corpo mais exigidas no trabalho dos profissionais como as mãos e pulsos, e atuam como uma forma de suavizar o cansaço”, explica Iijima.

Formação e Oportunidades
O criador do Soho ressalta ainda que a Soho Academy não forma cabeleireiros, mas pessoas. “É um sistema que envolve aulas práticas e teóricas, trabalho e estudos. O treinamento, a disciplina, a pontualidade, enfim, tudo tem que ser levado a sério”.

Hideaki Iijima trouxe ainda em sua bagagem todos os princípios básicos e as técnicas da profissão aprendidas com seu mestre, Hideo Imai. Ao abrir seu próprio salão, sabia que havia chegado o momento de pôr em prática um dos ideais que trouxera consigo do Japão: a importância da formação técnica e pessoal de seus profissionais. Esta é uma das posturas que orientaram e continuam orientando a organização do SOHO e transformaram-no em sucesso empresarial.

Em 2007, Hideaki Iijima delegou a diretoria do Soho aos filhos. O que não chega a ser uma surpresa para Dai Iijima, que já trabalha na empresa há sete anos e vem se preparando para o cargo há três. Formado em Administração de Empresas e Marketing pela ESPM de São Paulo, ele concluiu também o curso de cabeleireiro da Soho Academy e parece ter herdado a determinação do pai.

Dai e Ai cresceram em meio às tesouras, escovas, clientes e uniformes. Ele recorda-se de ajudar os pais no salão e de todas as mudanças que o Soho sofreu por conta da sua ampliação. Ingressou na empresa quando o pai teve um problema na visão e já faz planos para o futuro que começa agora, como fidelizar ainda mais o cliente Soho. “Priorizamos o fortalecimento da marca. Assim poderemos continuar atendendo mais gente por um preço mais justo. Em termos de técnica temos um pessoal capacitado e acredito que estamos à altura dos melhores profissionais do setor”.






Leia também:

Hugo Beauty é referência no sul do país
Rede Vimax Art Hair Beauty:luxo e sofisticação em Curitiba e São Paulo


 
 
 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha