Brasil, 22 de Setembro de 2024
12 de setembro de 2006

Peeling: pele renovada

Peeling: pele renovada



Peeling: pele renovada

*Dra. Deusa Pires Rodrigues

Peeling é o tratamento que promove a descamação da pele, podendo ser superficial, médio ou profundo, dependendo do problema e do método utilizado. É indicado para marcas de acne ou catapora, manchas, pequenas rugas e cicatrizes e outras alterações. Apesar dos benefícios que promove, é preciso cautela antes de se submeter a um peeling que deve ser indicado por um profissional experiente. E a profundidade do peeling deve ser indicada de acordo com os problemas que se deseja tratar.


O peeling superficial pode ser através de substâncias químicas, tais como os ácidos retinóico, glicólico e mandélico. Pode também ser mecânico, através de equipamentos próprios. Mas quando se fala em remoção de marcas e pequenas rugas o Peeling Cirúrgico e o Peeling Químico Profundo são os mais eficazes, promovendo uma renovação profunda da pele.

Os principais efeitos da manipulação das camadas da pele são: o desprendimento das camadas e a renovação celular. O peeling profundo e o Peeling Cirúrgico devem ser realizados dentro de um hospital e exigem anestesia local e sedação. O Peeling Profundo Químico é feito através da aplicação de ácido tricloroacético ou outras substâncias que “corroem” parte da epiderme. O médico sabe que atingiu o efeito desejado pelo surgimento do “frost” que é uma reação química que demonstra que houve desnaturação de proteínas removendo parte de epiderme. Após o procedimento é aplicada uma camada de um gel que protege a lesão, o qual deverá ser removido com água 48 horas após o procedimento.

Já no Peeling Cirúrgico a pele é realmente “lixada” através de uma lixa asséptica própria para o procedimento. O processo de lixamento é feito até surgir o chamado “orvalho sangrante” que são pequenos sangramentos que indicam que se atingiu a camada de pele desejada. Somente profissionais bastante experientes podem fazer esses procedimentos. Este é o peeling mais profundo possível que remove toda a epiderme e parte da derme. Após o ato é feito um curativo com rayon e vaselina que permanece na pele por cerca de quinze dias. Após esse período o curativo é “expulso” espontaneamente pela nova pele formada, no processo chamado de reepitelização (formação de uma nova pele). Durante esse período a pessoa não tem condições de se apresentar socialmente. Por isso esses procedimentos são recomendados em períodos de férias e principalmente no inverno, pois mesmo passados os 15 dias, a pele ainda muito jovem e recém formada não deve ser exposta ao sol, devendo-se utilizar protetor solar fator 20 ou 30 após a saída da crosta protetora, mesmo dentro de casa.

Devido ao risco de manchas irreversíveis, a exposição ao sol deve ser totalmente evitada após sessões de peeling, mesmo quando se trata de peelings feitos por esteticistas, que são aqueles bem superficiais e sem anestesia. Os peelings profundos são recomendados principalmente para tratar cicatrizes de acne, manchas da pele e pequenas rugas. O tratamento é procurado por homens e mulheres, principalmente da faixa adulta. Os problemas mais recorrentes são manchas e marcas e geralmente os pacientes ficam muito satisfeitos com a melhora do aspecto da pele.


 

 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha