Brasil, 21 de Setembro de 2024
13 de setembro de 2004

Plástica resolve falhas no couro cabeludo

Plástica resolve falhas no couro cabeludo



Plástica resolve falhas no couro cabeludo

A perda de cabelo geralmente é resultado do envelhecimento do corpo, que passa por mudanças hormonais, e do histórico familiar. Segundo Marcos Grillo, PhD em Cirurgia Plástica, o transplante ainda é considerado o método reparador mais eficaz, embora se deva antes combater os agentes causadores da perda acentuada de cabelo, como a oleosidade do couro cabeludo e o estresse, por exemplo.

“Os candidatos ideais ao transplante de cabelo devem apresentar crescimento normal na parte de trás do couro cabeludo, porque essa área será doadora. Pessoas que estão perdendo os fios por conta de tratamentos contra o câncer não têm indicação de transplante, já que, terminada a quimioterapia, os fios voltarão a crescer novamente”, diz.

O cirurgião explica que, durante o transplante, uma tira fusiforme (mais espessa no meio, atenuando-se nas extremidades) medindo 20 x 5 cm é retirada da região da nuca. Em seguida, com auxílio de um microscópio, há a separação das unidades foliculares – que serão empregadas na quantidade de um fio para a linha de frente e entre dois e três fios para densidade (2 cm da linha de frente para trás).

“Empregamos anestesia local e em dois ou três dias o paciente sente-se normal, sem qualquer sinal de sensibilidade. Durante a primeira semana é comum a presença de crostas. Depois, os cabelos começam a cair para ceder lugar a fios novos, que efetivamente aparecem no terceiro ou quarto mês após a cirurgia. Mas uma aparência com cabelos normais costuma levar entre seis e nove meses para se alcançar”, diz Grillo.

Segundo o médico, o transplante de cabelo já não atende apenas a uma reclamação predominantemente masculina. “Mulheres vaidosas que sofreram o impacto de uma queda severa de cabelo têm recorrido cada vez mais à cirurgia para garantir este que é a moldura do rosto de uma pessoa, o cabelo”.

 

 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha