Brasil, 21 de Setembro de 2024
06 de julho de 2015

Programa de Desenvolvimento Setorial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos fomenta pequenas e médias empresas

Programa de Desenvolvimento Setorial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos fomenta pequenas e médias empresas





Programa de Desenvolvimento Setorial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos fomenta pequenas e médias empresas

Em nove anos, mais de 5 mil atendimentos foram realizados

O Programa de Desenvolvimento Setorial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (PDS-HPPC) completa nove anos e destaca importantes avanços no apoio às micros, pequenas e médias empresas (MPMEs). Durante a parceria entre a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), responsáveis pelo projeto, o PDS-HPPC já orientou 723 empresas, acumulando mais de 5 mil atendimentos aos empreendedores.

O programa já contou com a realização de três convênios, firmados em 2006, 2009 e 2012 e se prepara para sua continuidade, em 2015. Segundo João Carlos Basilio, presidente da ABIHPEC, o PDS-HPPC tem o objetivo de promover o desenvolvimento das empresas do setor. "Estamos muito satisfeitos com o resultado desta parceria, que se apresenta como mais uma ferramenta para orientação, aprendizado e relacionamento para as MPMEs brasileiras, promovendo a indústria nacional", diz o executivo.

O PDS-HPPC organiza seminários, workshops e eventos em todo o Brasil, além de oferecer acompanhamento contínuo aos empreendedores por meio de ações que envolvem capacitação e oferecem material de apoio, possibilitando o contato entre diferentes membros do mercado. Segundo a ABIHPEC, os atendimentos são contínuos e a mesma empresa pode buscar orientação quantas vezes precisar. "Por meio do PDS-HPPC buscamos levar conhecimento para que a companhia de pequeno e médio porte saiba lidar com os desafios do mercado de HPPC da melhor forma", diz Manoel Teixeira Simões, diretor-executivo da ABIHPEC.

Para a ABDI, estas ações potencializam o desenvolvimento e a competitividade do setor. "O PDS deu tão certo que já estamos seguindo para a 4ª edição do convênio. Ao longo desses anos foram desenvolvidas ações com direcionamento centrado no fortalecimento da cadeia produtiva, modernização e desenvolvimento da indústria local de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos", disse Ana Sofia, Especialista em Desenvolvimento Produtivo da ABDI.

Para Maria Regina de Oliveira, técnica do SEBRAE Nacional, a parceria entre as empresas foi fundamental para fazer o PDS-HPPC acontecer. "A ABDI com a política industrial, a ABIHPEC com o conhecimento e o SEBRAE com as estratégias e as demandas dos pequenos negócios do segmento de cosméticos. A ações se complementam para o desenvolvimento das pequenas e médias empresas ao formar uma rede de parceiros e de aprendizagem", afirma.

Sobre o PDS-HPPC:
O Projeto de Desenvolvimento Setorial de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, gerido pela ABIHPEC, em parceria com a ABDI e o SEBRAE-Nacional, coordena ações de incentivo às micro e pequenas empresas e fortalece estruturas regionais, para atuar ativamente na regularização e adequação sanitária, compartilhando boas práticas de fabricação. Além disso, o projeto produz conhecimento e difunde informações (seminário de hábitos de consumo, curso de capacitação e publicação do caderno de tendências) para municiar os empreendedores de dados relevantes ao seu negócio.




 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha