Brasil, 22 de Setembro de 2024
20 de maio de 2008

Riqueza cultural da Amazônia surpreendeu e emocionou

Riqueza cultural da Amazônia surpreendeu e emocionou



Riqueza cultural da Amazônia
surpreendeu e emocionou

O encontro dos rios Negro e Solimões, as cores, formas e sons da floresta amazônica, as danças e manifestações artísticas da população indígena do Brasil criaram cenário emocionante para a primeira Noite Temática do 20th Intercoiffure World Congress. , intitulada “Encontro das Águas”.

Este evento destacou a matriz indígena da formação da cultura brasileira, através da riqueza da flora e da fauna da floresta amazônica e demais aspectos da cultura do Estado do Amazonas, que tanto fascina o mundo.

O artista plástico Clécio Regis e a design Simone Mello assinaram o cenário do evento, com apoio da AmazonasTur e curadoria da jornalista, produtora de moda e pesquisadora da Arte Indígena Brasileira, Cristina Franco.

Remetendo ao fato do Brasil possuir a maior bacia hídrica do mundo, o tema da noite abordou o “Encontro das Águas” dos rios Solimões e Negro, que não se misturam e correm em harmonia, criando desenhos de escuro/claro que se repetem nas famosas calçadas de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Este e outros detalhes - como a montagem de uma legítima oca amazônica; a utilização de estampas da tribo Waimiri Atroari; a reprodução da piracema, de um lago repleto de vitórias-régias, animais, aves, cobras, máscaras e várias outras manifestações da cultura indígena – criaram um cenário mágico para a noite de boas-vindas do ICD Rio 2008 e encantaram os mais de 800 congressistas e convidados especiais.

Para envolver ainda mais os congressistas com a cultura amazônica, foi criado um espaço chill-out (local para repouso), onde dezenas de redes feitas pela tribo Ticuna convidavam as pessoas a relaxar, ao mesmo tempo em que assistiram vídeos em moderníssimas telas de plasma e escutavam músicas relacionadas ao tema da Amazônia. Outra atração foram os trabalhos artesanais de três comunidades indígenas expostos e comercializados durante o evento.

Ponto alto da festa foi a apresentação de uma das mais famosas manifestações culturais do Amazonas, a dança do Boi de Parintins, com um grupo folclórico de dez integrantes mostraram a beleza e a tradição da dança dos bois Caprichoso e Garantido, sucesso no Festival de Parintins que acontece sempre no mês de julho.


Clique aqui para ver os melhores momentos.



 
Mais notícias sobre Notícias da Feira | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha