Brasil, 21 de Setembro de 2024
23 de novembro de 2012

São Paulo lança em Paris candidatura para Expo 2020

São Paulo lança em Paris candidatura para Expo 2020





São Paulo lança em Paris candidatura para Expo Universal 2020


Sérgio e Joana Pasqualin, ele diretor do complexo de exposições Expo Center Norte e vice-presidente da Academia Brasileira de Eventos; Fernando Haddad, prefeito eleito de São Paulo; Waleska Santos, presidente da Hospitalar e dirigente da Hair Brasil, e Francisco Santos, vice-presidente de Relações Internacionais da Ubrafe e presidente do Grupo Couromoda/ Hair Brasil, e o atual prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab

São Paulo segue forte na disputa para sediar a Expo 2020, exposição universal que acontece de cinco em cinco anos numa grande cidade global, apresentando as melhores realizações econômicas, científicas, tecnológicas e culturais de vários países.

No dia 20 de novembro, o atual prefeito da cidade, Gilberto Kassab, e seu sucessor, Fernando Haddad, acompanhados do ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, do presidente da FIESP, Paulo Skaf, e de uma comitiva de personalidades políticas, empresariais e da área de turismo e eventos, fizeram em Paris a apresentação da candidatura de São Paulo para sediar o evento de 2020.

Na ocasião, Waleska Santos, presidente da Hospitalar e dirigente da Hair Brasil, e Francisco Santos, vice-presidente de Relações Internacionais da Ubrafe e presidente do Grupo Couromoda/ Hair Brasil, foram os representantes da UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras, entidade que reúne as mais importantes empresas realizadoras de feiras, congressos e eventos do país. Também estiveram presentes Sérgio e Joana Pasqualin, ele diretor do complexo de exposições Expo Center Norte e vice-presidente da Academia Brasileira de Eventos.

A apresentação do Brasil ocorreu nos salões da Embaixada brasileira na capital francesa e contou com a presença de vários delegados dos 160 países membros do Bureau International des Expositions (BIE), que em novembro de 2013 elegerão a cidade-sede da Expo 2020.

A maior metrópole brasileira é a única cidade ocidental que está na disputa e, caso vença, será a primeira vez que o evento acontecerá em solo latino-americano. Os adversários de São Paulo são Dubai (Emirados Árabes Unidos), Izmir (Turquia), Ayuthaya (Tailândia) e Iekaterinburgo (Rússia).


Tão importante quanto Copa do Mundo e Olimpíadas

A Exposição Universal é uma grande oportunidade de intercâmbio entre as nações, estimulando os países, cidades e instituições públicas e privadas participantes a desenvolver projetos de inovação, novas políticas sociais e econômicas, programas de combate às mudanças climáticas, políticas ambientais, novos sistemas de produção e distribuição de energia e projetos para soluções em infraestrutura.

Cada edição tem duração de seis meses e se apresenta com o mesmo nível de importância de eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.

O tema de 2020 é “Poder da Diversidade – Harmonia para o Crescimento” e São Paulo está baseando sua proposta nos crescentes índices de desenvolvimento humano e de qualidade de vida dos brasileiros e paulistanos, resultado de políticas públicas inovadoras e sustentáveis voltadas para a redução das desigualdades sociais.

Projetos da administração municipal para o desenvolvimento da cidade reforçam a defesa da candidatura paulistana, apresentados pelas secretarias de Desenvolvimento Urbano; Desenvolvimento Econômico e Trabalho; Infraestrutura Urbana e Obras; e São Paulo Turismo. O plano para a exposição prevê presentar as riquezas e singularidades da cidade e de todo Brasil, destacando sua composição diversa de identidades, raças, instituições culturais, científicas e educacionais, além de comunidades de negócios que encontram na cidade uma coexistência harmoniosa.


Além da Ubrafe, Grupo Couromoda/ Hair Brasil também apoia e participa

Integrado ao movimento de apoio à candidatura de São Paulo, liderado pela Prefeitura de São Paulo, Governo do Estado de São Paulo, Governo Federal e com forte atuação da FIESP, São Paulo Turismo, UBRAFE e ABDIB – Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústria de Base, o GRUPO COUROMODA/HAIR BRASIL também entrou na campanha.

Todo o material de divulgação nacional e internacional das feiras do grupo (Hair Brasil, Couromoda, São Paulo Prêt-à-Porter, Hospitalar e Reabilitação) ostenta o selo da campanha, com participação também em várias outras iniciativas lideradas pelos organizadores da campanha.

Se a cidade for escolhida, a Expo 2020 acontecerá de 15 de maio a 15 de novembro de 2020 e deve atrair cerca de 30 milhões de pessoas, movimentando enormemente a economia do país, o setor de serviços, com geração de empregos, novos projetos e inúmeros legados para a cidade de São Paulo.

Francisco Santos, presidente do GRUPO COUROMODA/ HAIR BRASIL e vice-presidente de Relações Internacionais da Ubrafe, diz que a presença da entidade entre os apoiadores oficiais da candidatura brasileira reafirma a importância que o setor de feiras comerciais tem em São Paulo e no Brasil. “Com a Prefeitura de São Paulo, o Governo do Estado e o Governo Federal trabalhando juntos teremos condições de fazer uma boa campanha nos próximos doze meses e boas chances de ganhar a indicação”. Santos enfatiza que, desde sua primeira edição, em 1851 em Londres, a World Expo/Exposição Universal nunca foi realizada no Hemisfério Sul e o Brasil, por todas condições que estão sendo preparadas para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, terá condições de trazer para São Paulo este grande acontecimento em 2020. "Será um marco para a nossa cidade, cada vez mais cosmopolita e global, e deverá deixar para as gerações futuras vários legados, entre os quais o novo Complexo de Pirituba, que dará a São Paulo um novo e moderno Centro de Exposições."


Megaevento, com milhões de visitantes

A Exposição Universal nasceu em 1851, no Palácio de Cristal, em Londres, com o título “Grande Exposição dos Trabalhos da Indústria de Todas as Nações”, e se firmou como ícone e vitrine para grandes descobertas mundiais e ideias inovadoras nas mais diversas áreas de atuação.

Um dos cartões-postais mais conhecidos do mundo – a torre Eiffel, em Paris - foi construída especialmente para a Exposição Universal de 1889, que celebrou o centenário da Revolução Francesa.

A última cidade por onde o evento passou foi Xangai, que bateu recorde de público com 73 milhões de pessoas. 190 países e 50 organizações internacionais estiveram presentes na edição da Expo na cidade chinesa.

A próxima sede a receber a Exposição Universal é Milão, em 2015, cidade que já vem se preparando há vários anos para sediar o megaevento.

Xangai foi a última cidade a receber o evento, que contou com a participação de 190 países, cerca de 100 chefes de estado e 50 organizações internacionais O pavilhão brasileiro foi um dos melhores projetos da Expo Xangai, em 2010.

4Confira o editorial da Folha de São Paulo, desta semana, sobre a Expo 2020



 
Mais notícias sobre Notícias da Feira | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha