Brasil, 23 de Setembro de 2024
14 de novembro de 2011

Sintomas de varizes podem afetar qualidade de vida de profissionais em salões de beleza

Sintomas de varizes podem afetar qualidade de vida de profissionais em salões de beleza



Sintomas de varizes podem afetar qualidade
de vida de profissionais em salões de beleza

Dores nas pernas, cansaço, formigamento, e, por fim, as temidas varizes. Esse conjunto de sintomas e sinais são indicativos de um problema crônico chamado IVC (Insuficiência Venosa Crônica) ou mais conhecido como “Sintomas de Varizes”. O problema se apresenta com grande potencial para afetar profissionais que permanecem muito tempo em pé ou sentados, como cabeleireiras, manicures, esteticistas e massagistas, entre outros profissionais mais suscetíveis.

O componente hereditário expresso pelo histórico familiar, sexo feminino e obesidade são fatores que podem tornar os indivíduos propensos a desenvolver varizes e sofrer com seus sintomas. Somado a esses fatores, alguns hábitos diários - como pouca atividade física - contribuem para a manifestação do problema. As mulheres são duas a três vezes mais afetadas que os homens, em função de fatores hormonais.

Embora os sintomas de varizes sejam um problema crônico, alguns cuidados podem ajudar a atenuar o desconforto e a sensação de cansaço nas pernas. Além de mudança de hábitos, (veja as dicas abaixo), existe a abordagem com medicamentos que podem ser grandes aliados para aliviar os sintomas de varizes, entre eles o Antistax, produto fitoterápico (um extrato de origem natural), recentemente lançado no Brasil.

Produzido a partir das folhas da Vitis vinifera – a espécie de parreira mais cultivada para a produção de uvas em vinícolas da Europa – Antistax® contém flavonóides venotônicos que possuem atividade antiinflamatória. Esses flavonóides ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e reduzindo o inchaço, o que alivia a sensação de pernas pesadas. O produto age na causa das dores e nos outros sintomas de varizes.

Dicas para profissionais dos salões de beleza:

• Evite ficar acima do peso e sempre trabalhe com roupas e sapatos confortáveis;
• Não se esqueça de andar um pouco pelo menos uma vez por hora;
• Para as pessoas que passam muito tempo sentadas, como as manicures, é aconselhável fazer alongamentos nas pernas, ainda que sentada, pelo menos uma vez a cada hora. Evite também cruzar as pernas, o que comprime o fluxo do sangue.
• Para cabeleireiros, esteticistas e massagistas, que permanecem muito tempo em pé, faça alongamentos periódicos;
• Procure um angiologista (médico especialista em doenças e lesões do sistema vascular) para avaliar o seu caso.


Exercícios de alongamento para fazer no ambiente de trabalho:

Semi-agachamento
Ponha-se de pé, com os pés afastados à largura dos quadris e mantendo boa postura. Desça lentamente o corpo dobrando os joelhos. Mantenha as costas retas e desça o corpo como se fosse sentar-se numa cadeira. Não dobre demasiadamente os joelhos. Gradualmente estique as pernas para voltar à posição inicial. Repita 10 a 20 vezes.

Subir a barriga das pernas
Começar de pé, cuidando da postura. Mantenha as mãos ao lado do corpo e os pés afastados cerca de 15 centímetros para se equilibrar. Suba lentamente apoiando-se na planta dos pés e desça outra vez. Experimente 10 a 20 repetições deste exercício.

Marchar no mesmo lugar
De pé, levante uma perna até a parte superior da coxa ficar paralela ao chão. Desça e levante a outra perna. Continue como se estivesse marchando no mesmo lugar. Tente marchar 15 a 20 vezes com cada perna.

Antistax ® é um medicamento de venda livre e seu uso pode trazer riscos. Toda medicação deve ser tomada com orientação médica.


 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha