Brasil, 21 de Setembro de 2024
29 de junho de 2015

Stephen Murphy, o mago da caracterização de Harry Potter

Stephen Murphy, o mago da caracterização de Harry Potter





Stephen Murphy, o mago da caracterização de Harry Potter

O inglês Stephen Murphy, maquiador de grandes filmes como "Harry Potter", "Velozes e Furiosos" e "O Grande Hotel Budapeste", esteve em São Paulo para o 19º Festival Cultura Inglesa, e falou sobre o processo criativo por trás da caracterização e a importância da maquiagem nos efeitos especiais dos filmes.

O trabalho de maquiagem praticado por Murphy está sempre ligado aos efeitos especiais, às técnicas óticas e digitais, indo além do exercício tradicional. Murphy acredita que o futuro do cinema é unir a tecnologia e maquiagem artesanal. Entre seus créditos, é notável o predomínio dos filmes fantásticos, como, por exemplo, Hellboy 2, O Exército Dourado, e Guerra Mundial Z.

Stephen revela que os filmes da franquia Harry Potter têm uma importância especial no total de sua obra: "Eu ingressei na franquia como trainee em Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007). E durante a franquia é evidente como evoluí profissionalmente até a conclusão da série, quando cheguei a trabalhar diretamente na maquiagem especial de Daniel Radcliffe". Murphy nos conta ainda que "prendeu" Ralph Fiennes na cadeira por quase três horas diárias até que ele virasse Lord Voldemort, o arquirrival de Harry Potter.

O maquiador destaca também que ele procura não ficar estigmatizado por certa linha de filmes, "Sinto necessidade de variar, caso contrário só te chamam para participar de um mesmo tipo de produção". Longe da fantasia, ele responde por um impressionante trabalho com duas grandes atrizes: ajudou na maquiagem que transformou Meryl Streep em Margaret Thatcher, no filme "A Dama de Ferro (2011)" e transformou a bela Tilda Swinton em uma senhora octogenária em "O Grande Hotel Budapeste (2014)", pelo qual foi premiado com Oscar de melhor maquiagem.

"Considero as duas linhas de trabalho, com personagens imaginários ou com os reais, igualmente desafiadoras e instigantes de conduzir. É a variedade de possibilidades e soluções que faz meu trabalho ser tão recompensador". Ele completa comentando que é fascinante trabalhar com um talento como Tilda, por ela ser uma atriz naturalmente interessada na construção de sua personagem, em especial no aspecto.







 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha