Brasil, 21 de Setembro de 2024
02 de fevereiro de 2015

Undercut: o corte que conquistou os homens

Undercut: o corte que conquistou os homens





Undercut: o corte que conquistou os homens

Um corte simples e versátil, que combina com qualquer tipo de cabelo e serve para todos os formatos de rosto; quadrado, oval e retangular, com barba ou sem barba. Assim pode ser definido o Undercut; corte masculino que ditou a moda em 2014 e que continua em 2015 e que se tornou popular por conta de inúmeras celebridades que começaram a usar esse estilo.

O interessante do estilo Undercut é a liberdade que ele proporciona, cada um pode fazer o corte do jeito que preferir. A princípio o corte começa com a máquina zero, um ou dois na lateral, mas deixando o cabelo comprido em cima como um topete que pode ser trabalhado de várias maneiras e gostos, vai depender do quão radical a pessoa deseja parecer.

O Undercut tem influência dos cortes militares, dos penteados rockabilly dos anos 60 e também pode ser considerado como uma releitura da moda punk dos anos 80. A variedade e a praticidade faz com que se criem diversos penteados para diferentes ocasiões; franja, topete, cabelo para trás, para o lado, sem pentear. Essa grande liberdade fez com que o corte se popularizasse e fosse aceito por várias pessoas e muitas celebridades. 

O topete é um dos pontos principais desse corte. O contraste entre um alto topete e quase nada ou nada na lateral é que deixa o estilo mais radical. Mas para manter o topete não é uma tarefa simples, e para isso é preciso usar produtos específicos para modelar e finalizar o penteado como pomadas, mousses e gel, além de uma boa escova, secador e bastante paciência. Além do topete, os fios podem ser arrepiados, baixos, com o efeito desmanchado ou até mesmo molhados.

O corte é versátil e depende da personalidade de cada homem que pode escolher entre usar uma franja longa e volumosa ou um topete moderno. David Beckham, um dos homens mais bem vestidos e elegantes do mundo, é um dos adeptos ao corte Undercut e é prova de que esse visual vale para qualquer roupa, qualquer ocasião e pode ser usado de diferentes formas. Essa moda pegou tão forte no cenário mundial que algumas mulheres famosas ou anônimas também se arriscaram nesse estilo.

Em alta na moda de 2015

O corte Undercut promete continuar em 2015, como uma das maiores tendências masculinas, mas com algumas modificações. Ao invés de raspar toda lateral e deixar apenas o topo grande, o corte vai ser em dégradé, aonde se altera o número do pente da máquina ao raspar o cabelo, do menor para o maior, dando a impressão que o cabelo vai crescendo rumo ao topo da cabeça.

Outra forte tendência será a franja longa, podendo ser repicada para deixar o corte eclético mudando o seu visual dependendo da forma que é usada. Com um topete repicado dá-se mais textura permitindo o arrepiado e a modelagem do topete. As laterais podem ser média, curta, ou bem curta, vai depender do seu gosto e estilo. Para quem tem cabelo crespo ou afro o corte curto progressivo, aquele que começa raspadinho e vai aumentando o tamanho até chegar ao topo da cabeça.

E a moda Undercut também foi buscar inspiração no passado, dos anos 30 o estilo militar com as laterais bem raspadas e com o topete mais curto. Dos anos 50, o penteado de lado, com uma divisão lateral marcada com a navalha que dá um ar bem comportado. E dos anos 60, a franja penteada para trás ou para o lado, compondo o estilo mais elegante.

Para os rapazes que não querem aderir à onda do Undercut e não se desfazerem de suas longas madeixas a novidade está no penteado “topknot” coque masculino, ou coque samurai e no uso de faixas ou tiaras no cabelo.

Mas o que realmente é importante para ficar antenado sem perder o estilo é adequar o corte a necessidade e ao jeito de ser do seu cliente!

Por Janaína Freitas




 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha