Brasil, 21 de Setembro de 2024
02 de março de 2015

Vilãs da beleza, olheiras exigem tratamento e cuidados

Vilãs da beleza, olheiras exigem tratamento e cuidados





Vilãs da beleza, olheiras exigem tratamento e cuidados

Quem nunca teve que disfarçar as olheiras para encarar um dia de trabalho ou mesmo ir a uma festa? Pois é, engana-se quem pensa que as olheiras são apenas causadas por noites mal dormidas. Fatores hereditários, envelhecimento, estresse, má circulação sanguínea, dietas muito severas, exposição ao sol, excesso de bebidas alcoólicas e até mesmo o período pré-menstrual podem contribuir para o aparecimento das vilãs da beleza.

Dra. Carolina Marçon, dermatologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explica que "alterações da suprarrenal, doenças do fígado, doenças sistêmicas como a diabetes, estresse físico e emocional e até mesmo o avançar da idade podem propiciar o aparecimento das olheiras. Além disso, as olheiras podem se tornar ainda mais evidentes devido aos fatores cotidianos; como o uso de pílula anticoncepcional, cigarro e excesso de café, fatores esses que podem desencadear dilatação e congestão dos vasos sanguíneos da região”.

A médica reforça que o diagnóstico geralmente é realizado por um dermatologista e é baseado no exame físico do paciente. Porém, as olheiras podem ser identificadas por outros especialistas como sinal secundário de uma doença sistêmica. Dependendo dos resultados no exame físico e da história clínica, podem ser solicitados exames laboratoriais e, quando necessário, é realizado o encaminhamento para o especialista adequado.

"Quando as olheiras são momentâneas, por exemplo, decorrentes de horas insuficientes de sono, muitas vezes um bom descanso resolve o problema. Se uma alergia é a raiz do problema, tratar a alergia, ou remover o alérgeno (fator desencadeante da reação alérgica) solucionará as olheiras. Mas se elas forem constantes, pode ser que haja uma alergia alimentar não detectada ou uma alergia a algum produto químico. Porém, quando o fator genético é preponderante, o tratamento é mais difícil e as recidivas são frequentes". Comenta Dra. Carolina.

Sobre os tratamentos mais indicados, alguns princípios ativos clareadores e vasoconstritores de uso tópico, laser, luz intensa pulsada, peelings e o preenchimento podem contribuir para amenizar e tratar as olheiras. "Os cremes mais indicados são aqueles que contêm: ácido retinóico, vitamina C, ácido kójico e ácido hialurônico. A luz intensa pulsada é um dos procedimentos indicados para tratar as olheiras, pois destrói a melanina e hemoglobina, clareando a pele”, destaca a médica.

"Existem ainda outros lasers direcionados à destruição do pigmento (melanina), como o “Q-Switched”, ou à destruição dos vasos, como o “Pulsed Dye Laser”, que também são efetivos",explica a Dra. Carolina. Quando há flacidez da pele, levando à formação de bolsas e agravamento das olheiras, como ocorre no envelhecimento, a dermatologista explica que podem ser utilizados lasers que estimulam o colágeno e melhoram o aspecto e a firmeza da pele. "O importante é a avaliação do tipo de pele do paciente e das características das olheiras para que o tratamento seja adequadamente indicado e traga bons resultados."

Para prevenir as indesejáveis olheiras, a Dra. Carolina Marçon dá algumas dicas:

  • Evite cigarro, bebidas alcoólicas e alimentos com muito sal e condimentos;
  • Durma pelo menos sete horas por dia;
  • Antes de dormir, passe um creme cosmético específico para a hidratação da área dos olhos, principalmente aqueles que possuem componentes para amenizar olheiras;
  • Pratique exercícios físicos e mantenha uma alimentação saudável;
  • Evite a exposição ao sol para evitar a piora da pigmentação abaixo dos olhos;
  • Compressas geladas com chá de camomila, soro fisiológico ou água filtrada podem ajudar;
  • Cada tipo de pele e cada tipo de olheira têm um tratamento mais indicado e quem pode avaliar e indicar o método ideal é um médico.



 
Mais notícias sobre Notícias do Setor | Voltar
ÁREA DO EXPOSITOR e MONTADOR
Usuário
Senha
Usuário
Senha