09 de abril de 2013

1º Encontro de Visagismo reúne experts no assunto durante a feira

1º Encontro de Visagismo reúne experts no assunto durante a feira





1º Encontro de Visagismo reúne experts no assunto durante a feira



Na tarde do último dia da Hair Brasil, quem assistiu o “Encontro de Visagismo” teve uma verdadeira aula com os melhores profissionais do setor. O evento, mediado por Robson Trindade, que também deu o seu parecer sobre o tema, contou com a presença de quem tem larga experiência na área, como o visagista Tony Gandra; o consultor Gabriel Simplício; o vice-presidente da Associação Nacional dos Visagistas - ANAVI, Rodrigo Banqueri; entre outros.


A ideia do Encontro de Visagismo surgiu com a proposta de desmitificar o tema, que tem se popularizado e criado polêmica no setor. “Tudo que vamos apresentar aqui tem fundamento, está baseado em literatura e pesquisas acadêmicas. Cada um dos presentes nesse evento tem sua bagagem nesta área e está lançando seus livros com experiências e visão no assunto”, ressalta Trindade.


Para Tony Gandra, a pesquisa é fundamental antes de se arriscar aplicando a técnica. “Tudo que faço tem um embasamento, tanto que pesquiso o assunto, que começou em 1906 até hoje. Em breve, lançarei o livro ‘Visualismo, o significado das aparências, a evolução do visagismo’, um passo à frente do conceito que hoje é empregado. Entre minhas referências estão o Claude Guillard e Philip Hallawell”.

“O Visagismo começou a ser aplicado no rosto e parou. Isto não é Visagismo. O conceito se estende para tudo que se vê. As pessoas não fazem mudanças sem significado e isto implica no cabelo, na sobrancelha, no rosto como um todo, corpo, roupas... é o conjunto”, orienta Trindade.

Gabriel Simplício vai além. “A técnica abre caminhos sem limites. Vejam as oportunidades que aparecem com a Copa do Mundo. O Visagismo pode ser aplicado dentro do esporte no visual dos atletas, que hoje contam com uma equipe de cabeleireiros e maquiadores ao seu lado; a diversidade cultural das pessoas que estão nas regiões sedes que abrigarão o evento poderá ser explorada; e de quem mantém o bussiness, ou seja, todo o mercado de marketing esportivo”.

Além de todos os toques sobre o tema, Robson Trindade também ressaltou a questão comercial, como a prática de preço e como oferecer o serviço para o cliente. “A proposta é atingir o embelezamento total. Para isso, é preciso fazer uma análise investigativa, planejar as mudanças e, antes de transformar a pessoa, verificar se ela tem suporte emocional para tal”.


Durante o Encontro, Rodrigo Banqueri mostrou aos presentes a importância da fundação da Associação Nacional dos Visagistas, a ANAVI. “Precisamos levar adiante a importância do serviço de consultoria qualificada para lançar o verdadeiro conceito da técnica no setor, que não é só o de beleza, atinge todos os segmentos: médicos, dentistas, empresários, entre outros. Entre nossas iniciativas estão a regulamentação da profissão, a inclusão do termo no dicionário e a implementação do Dia do Visagista, que já é comemorado em 10 de abril”, finaliza.