28 de maio de 2004

A arte das tesouras de Leandro Pascotto

A arte das tesouras de Leandro Pascotto



A arte das tesouras de Leandro Pascotto

A simplicidade e a ética profissional marcam o trabalho do cabeleireiro Leandro Pascotto, que está na estrada há mais de 50 anos. Começou na profissão através da influência do irmão, também cabeleireiro, que o iniciou na arte com as tesouras. Hoje ele é um dos sócios da rede de cabeleireiros L’Officiel e está à frente do negócio desde seu primeiro salão, localizado na Oscar Freire.

Pascotto começou como ajudante no L’Officiel e ali fez sua carreira, sendo que, anos mais tarde, entrou de sócio e abriu a possibilidade de ampliação da sociedade. “Eu vi muitos profissionais de talento se formando e resolvi juntar minhas forças com eles, oferecendo-lhes uma parte da sociedade do salão. Isso foi de fundamental importância para que pudéssemos oferecer um serviço cada vez mais completo para o cliente”.

A iniciativa deu tão certo que o salão se transformou em rede, que hoje conta com mais duas unidades espalhadas em São Paulo. A partir dos anos 60, Leandro buscou seu aperfeiçoamento profissional em cursos em escolas respeitadas da época em locais como Paris e Londres.


Clientes bem tratadas
O relacionamento de Pascotto com suas clientes é duradouro. Segundo ele, muitas delas começaram junto com ele e estão até hoje, entregando seus cabelos aos seus cuidados. “As minhas clientes são muito antigas e fiéis. Acabo atendendo pessoas de três a quatro gerações da mesma família”.

O segredo para isso, de acordo com o cabeleireiro, é ser um bom ouvinte. “Cada cliente tem um perfil diferente. Mas com todas, tenho que ser um bom ouvinte. Muitas vezes elas sentam na minha cadeira necessitando de um conselho amigo, uma palavra de apoio. Isso faz a diferença no relacionamento, facilitando, inclusive, o bom resultado do trabalho feito”.

Para Leandro, a satisfação da cliente é o maior pagamento para o cabeleireiro. “O maior pagamento para um cabeleireiro é quando a sua cliente sai com um sorriso no rosto, se sentindo mais bonita com o trabalho que fizemos”.

Ele explica que o cabeleireiro tem que viver sua profissão 24 horas, com amor, honestidade e dedicação. “Esta é a fórmula de sucesso para todos os cabeleireiros, inclusive para aquele que está dando os primeiros passos na profissão”


Homenagem
Sobre a homenagem recebida na Hair Brasil 2004, Leandro diz que ficou muito feliz e que esse reconhecimento é resultado do trabalho dedicado de todos os ícones da coiffure. Ele e mais oito cabeleireiros receberam uma homenagem especial da direção da feira, durante o show Ícones do Coiffure.