12 de março de 2007

A exposição internacional “Decifrando o Cabelo” chega ao Brasil

A exposição internacional “Decifrando o Cabelo” chega ao Brasil



A exposição internacional “Decifrando o Cabelo” chega ao Brasil

Depois de circular por diversos países do mundo, chega ao Brasil a exposição internacional “Decifrando o Cabelo”. O evento foi lançado pela L’Oréal Brasil na última quarta-feira (dia 7) no Sesc Pompéia, em São Paulo, e ficará até o dia 1º de maio. Empresários, imprensa e profissionais da beleza participaram da festa de lançamento.

Visitada por mais de 1,4 milhão de pessoas, desde o seu lançamento em Paris/França, em 2001, a mostra é multidisciplinar e totalmente interativa, propõe de maneira lúdica, uma viagem pelo universo dos cabelos, mostrando de aspectos culturais a científicos do tema.

Os visitantes podem ver desde um fio de seu cabelo aumentado mil vezes, como se surpreender com quantos quilos um rabo de cavalo pode suportar, além de mudar seu corte e cor de cabelo numa tela de computador, analisar como diversos povos e tribos se expressam através da cabeleira, entre outras atividades.

Além da exposição, o Sesc Pompéia preparou uma programação cheia de atrações culturais gratuitas que complementam a mostra “Decifrando o Cabelo” que explora todo o universo contido num fio de cabelo, desde a história, ciência, tecnologia, cultura e moda. Até o desenho da disposição da mostra lembra o movimento de um fio de cabelo ondulado.

Para Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, a mostra alia instalações criativas a uma rigorosa pesquisa com informações científicas e culturais ligadas ao tema. "A mostra apresenta ao público leigo informações de caráter científico e cultural em uma linguagem acessível, apontando desde fatores genéticos até curiosidades que indicam os diferentes tipos de cabelos, considerando não só elementos étnicos, mas também tendências e práticas determinadas culturalmente", explica Danilo.


Exposição mostra quatro diferentes áreas
Formada por documentários, painéis e interative hands on (equipamentos multimídia que permitem a manipulação em uma ação física sobre a exibição), a exposição é dividida em quatro seções distribuídas em um espaço de 600 metros quadrados. Confira:

• Entre Vida e Matéria – Esta primeira área explora o cabelo como objeto de várias pesquisas e experimentos científicos, mostrando toda sua composição, por meio de sua estrutura e as propriedades do cabelo. Nas instalações é possível medir a força do cabelo, ver um fio de seu cabelo aumentado mil vezes (o que facilita muito a escolha de produtos adequados), entre outras atrações.

• A ciência do produto – Shampoos, sprays, gels, colorações, cremes. Os cabelos são fontes para pesquisas de cientistas, biólogos e médicos para a criação de produtos. Esta segunda seção aborda esse universo, mostrando a indústria do cabelo, com exibição de documentário sobre como as colorações agem em um fio e sua estrutura, comprovando que cabelo cinza não existe.

• O salão das metamorfoses – Uma terceira ala leva o público ao mundo de sonhos, onde cabeleireiros transformam penteados em obra de arte, além de oferecer idéias para uma nova aparência. Também nesta área, o visitante se senta em frente a um monitor e se vê com diferentes cortes e tipos de cabelo, além de observar fotos de pessoas com mania de enrolar o cabelo enquanto falam e outros tiques.

• Os cabelos do mundo – No final do percurso, mais uma secção vai encher os olhos dos visitantes e montar um panorama dos penteados, salões de beleza, canções e expressões populares ligadas ao cabelo. Uma ala mostra a relação existente entre cabelo e história, moda, poesia, cultura dos povos, linguagem e música. Nessa parte, a pessoa senta-se numa cadeira e, equipada com uma espécie de capacete, ouve músicas e poemas do mundo inteiro que exaltam o cabelo.

 

Serviço
Exposição “Decifrando o Cabelo”
Até o dia 1º de maio no Sesc Pompéia
Rua Cléia, 93, Lapa, São Paulo.
Informações. Tel. (11) 3871-7700 ou no site: www.sescsp.org.br