21 de junho de 2004

A história de sucesso de Jacques Goosens

A história de sucesso de Jacques Goosens



A história de sucesso de Jacques Goosens

Aos 17 anos, Jacques Goosens saiu do colégio e sua mãe o levou à uma escola de cabeleireiros. Assim nascia o grande talento francês que hoje é dono da rede de cabeleireiros Jacques Janine, que conta com mais de 50 salões em todo o Brasil.

O pai de Goosens também era cabeleireiro, mas como tinha pouco contato com ele, foi com os grandes mestres de Paris que aprendeu os segredos da profissão. Alguns anos depois recebeu um convite para trabalhar em um salão no Brasil.

“As coisas na França estavam difíceis por causa dos efeitos da Guerra. As pessoas iam à um salão de beleza se realmente fosse necessário. Por isso, acabei aceitando a proposta de vir para o Brasil, país no qual eu não conhecia nada mas, mesmo assim, acabei embarcando nesse desafio”, conta o cabeleireiro.

A atitude ousada de Jacques deu certo. Abriu seu primeiro salão em São Paulo, na Alameda Lorena. Logo em seguida, abriu um segundo, na Oscar Freire, e depois na rua Augusta.

Um dos motivos que levaram Jacques a ficar no Brasil foi sua esposa Janine, sua grande parceira nos negócios e na vida. Ele a conheceu quando ela veio para o Brasil também tentar o sucesso profissional. Em três meses, casaram-se e a partir daí começou uma grande trajetória de trabalho e sucesso nos salões.


Franquias e clientes

A idéia de transformar o negócio em um sistema de franquias, segundo Goosens, partiu da formação de seus próprios profissionais. “Investimos muito na formação do profissional que trabalha conosco em todos os sentidos. Criamos essas franquias e hoje, grande parte delas são dirigidas por eles próprios”. O êxito dessa empreitada é tamanho que o centro técnico da empresa está sendo remodelado para preparar um número cada vez maior de profissionais que venham a integrar a rede.

O relacionamento de Jacques Goosens com suas clientes sempre foi sólido. Hoje ele fica mais à frente da administração e da coordenação da rede de salões. No entanto, ainda mantém uma clientela restrita antiga, de mais de 50 anos. “Elas começaram junto comigo aqui no Brasil”, afirma ele. E ressalta que o cabeleireiro deve construir um relacionamento de confiança, através do respeito e do carinho. “O cabeleireiro tem que saber ouvir sua cliente, saber olhá-la e analisá-la em todos os seus detalhes”.

Homenagem

Quanto a homenagem que Jacques Goosens recebeu durante a Hair Brasil 2004, na apresentação dos Ícones da coiffure ele declara que: “Essa congratulação foi um reconhecimento de toda a minha trajetória profissional, através da formação de profissionais e compartilhamento de conhecimentos”.