02 de dezembro de 2008

A hora e a vez da vaidade masculina

A hora e a vez da vaidade masculina




A hora e a vez da vaidade masculina

* Dr. Vitório Maddarena

A vaidade faz parte da natureza humana e sempre houve naturalidade da mulher em se expressar. A vaidade masculina, contudo, veio – e vem – ganhando espaço nas últimas décadas. Hoje, mais à vontade para mostrar seu desejo de tornar-se atraente, o homem foi estimulado pela nova ordem dos mercados. Tanto no próprio íntimo como no universo profissional existe uma cobrança maior pela estética. A boa aparência gera mais autoconfiança e, como conseqüência, melhor produtividade.

Aquele preconceito de o homem procurar tratamentos para melhorar a sua imagem praticamente desapareceu. Até mesmo a inibição de dividirem a sala de espera com mulheres já não incomoda mais.



A porcentagem de homens que se submetem a botox e preenchimento gira em torno de 10 a 20% da clínica. E os homens procuram por este tipo de tratamento estético porque é mais rápido, não requer recuperção e o resultado final é discreto e natural. Vale lembrar que o paciente masculino não gosta de tratamentos complexos e prolongados. Os tratamentos mais procurados são: botox, preeenchimentos com ácido hialurônico e laser, nessa ordem.

Que o envelhecimento é contínuo e certo, isso é fato. Mas, atualmente tanto homens como mulheres dispõe de armas para suavizar as marcas do tempo, proporcionando uma qualidade de vida e uma aparência melhor.

* Dr. Vitório Maddarena é cirurgião plástico, diretor da Clínica Maddarena Cirurgia Plástica e Medicina Estética. Faz parte da Associação Paulista de Medicina (APM), membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e associado á Sociedade Brasileira de Laser em Medicina (SBLM), além de integrante do corpo clínico do Hospital SãoLuiz.